Olá depalperado e combalido povo do Pimentas!
Já profetizei aqui pra vocês o caos que se tornaria o Serviço Unico de Saúde dentro em breve, e não é que eu tava certo?
Basta ligar a tv e uma chuva de casos escabrosos de superlotação hospitalar e tentativas infrutíferas de atendimento médico aparecem por todo país.
Eu não sou um grande expert no assunto, mas tenho vivência e observo o que acontece em minha volta... Quando se trata de comunidades carentes a coisa meio que se perde nas medidas assistencialistas do governo e a maquiagem as vezes não transparece a real situação em que estamos.
Eu sou pai, gosto de repetir o jargão: "Viu? Eu não falei??"
Hoje quero falar sobre o tal Serviço de Atendimento Móvel de Urgência; o tal SAMU...
O serviço brasileiro foi criado em cima do modelo Francês que através do telefone 192 a pessoa faz o contato passando uma breve descrição da urgência médica e as unidades ambulatoriais são rapidamente deslocadas para atender os enfêrmos. As ambulâncias contam com UTI´s móveis, veículos de suporte, veículos de transporte, veículos de intervenção rápida, lancha, helicóptero e até motos.
O SAMU é um serviço oferecido pelo governo federal mas conta com a parceria dos estados e dos municipios.
Até aí ok, mil maravilhas; amo muito tudo isso!
Acontece que me parece que o tal SAMU aqui da região do vale dos sinos no Rio Grande do Sul, prioriza os atendimentos de casos de trânsito em detrimento de outros que envolvem tiroteio, parto, briga de rua e etc...
Dia desses, um motoqueiro bateu na traseira do meu carro, quebrou a clavícula e em menos de 10 minutos duas ambulancias da SAMU vieram socorrer o rapaz.
Na mesma localidade num final de semana durante um Grenal, houve um tiroteio num bar resultando em dois feridos. Chamaram a SAMU para fazer o atendimento e depois de quinze minutos esperando, um morador indignou-se recolheu os feridos e os levou para o hospital. No caminho ainda foi detido pela polícia que achou que ele é que tinha baleado as pessoas. O SAMU até agora não apareceu.
Minha sogra que mora sozinha chamou o SAMU para atender a mãe dela que estava infartando numa noite dessas e nada do SAMU... Foi pro hospital de táxi...
É muito comum nas vilas, mulheres que entram em trabalho de parto chamarem policiais para serem levadas ao hospital ao invés de unidades de saúde.
Isso porque não dá pra confiar no tal SAMU. Os atendentes precisam dar a letra pra quem ta do outro lado; por exemplo: Estamos atendendo outros casos e não temos previsão de quando poderemos ajudar. - SIMPLES ASSIM!!
Pô não brinquem com a vida das pessoas! Se não vão vir, digam logo...
O que me parece é que os casos de trânsito são priorizados devido a liberação do DPVAT (seguro de acidente de transito) que é mais rápido e lucra mais que o repasse do SUS.
Po então criem logo uma unidade exclusiva de atendimento de casos de transito, porque não dá pra competir atendimento no momento da urgência.
Aproveitem e aumentem o salário dos socorristas porque ta feia a coisa hein?
Agora vou ali me acalmar, porque to sentindo um aperto no coração e não tem ninguém pra me levar daqui.
Sigo no @indioveio aos trancos e barrancos...
17 maio 2011
Quem chama o SAMU acaba quê SIFU...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vale a pena ver de novo
- Entrevista com Marcelo Tas - CQC (Censo TV)
- Entrevista com Marcelo Adnet (Censo TV)
- Entrevista com Danilo Gentili - CQC (Censo TV)
- Entrevista com Hélio De La Peña - Casseta & Planeta (Censo TV)
- Entrevista com Rafinha Bastos - CQC (Censo TV)
- Entrevista com Cazé Peçanha - MTV (Censo TV)
- Entrevista com Saulo Laranjeira - A Praça é Nossa (Censo TV)
- Entrevista com Marco Bianchi - MTV (Censo TV)
- Entrevista com Deputado Federal Antônio Roberto (Censo TV)
- Entrevista com Rosana Hermann (Censo TV)
- Entrevista com o escritor Olavo Romano (Censo TV)
- Todos os "Censos TV"
- Outro vídeos made in Pimentas no Reino
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Apimente você também