03 outubro 2009

PEGADINHAS PICANTES: Candid (and naked) câmera



c. Do pescoço para baixo, podia-se andar nu.
Nelson Rodrigues

Amigos leitores do Pimentas no Reino,

Toda a crítica especializada tem criticado muito o SBT pelo programa "Pegadinhas Picantes". Ao ouvir o nome, e considerando as críticas, imaginei que de fato o SBT estava retomando uma linha "sensual" (não seria a palavra adequada, mas não achei outra) recentemente tentada com programa "Sem Controle" (que se não fazia feio no Ibope, não representava o faturamento proporcional).

Pois bem, só havia um jeito de descobrir. Assistindo. E assim o fiz, "fingindo" que não estava assistindo com minha mãe de 83 anos ao lado. Pois bem. Eu via algo que me parecia ser o alfabeto cirílico, sorrisos amarelos e desdentados e carros que remetiam imediatamente ao velho leste europeu. Na primeira cena um confiável vendedor de móveis apresentava uma cama de casal aos seus clientes e, quando iria demonstrar o colchão, arrancando o lençol que o cobria, por baixo desses aparecia um casal. Deitados lado a lado, sem se tocar, o rapaz apenas com uma cueca e a moça nua. Ao serem "descobertos" fazem cara de surpresa e o cliente sim toma um susto, em função do inusitado da cena.

Ah,ela estava nua, diria o meu moralista leitor. Sim. Tão nua quanto qualquer modelo que posa para fotos em livros sobre sexualidade feitos para adolescentes. Uma nudez sem graça, sem sal, sem açúcar ou, como diria Nelson Rodrigues, sem rosto....( e sem rosto não há "indecência", seja lá o que ele considere como sendo isso...).

Outro quadro: um homem de meia idade com um braço falso segurando um jornal e um braço de verdade "livre" procurava, em uma praça, moças bonitas para sentar-se ao lado e, sem que ela percebesse, a abraçava com o braço "livre". Em um primeiro momento o susto das moças e depois logo elas o repeliam com um empurrão, um tapinha de leve, etc...tudo sempre seguido de sorrisos para a câmera que se revelava ao fim da "brincadeira".

Um terceiro : uma moça sem soutien (relativamente protegida pelos braços) questiona a todos que passam pela rua onde fica uma loja de lingerie. Alguns homens até se dispõe a dar a roupa do próprio corpo para a atriz...

Aí, para minha surpresa, vejo minha mãe, católica, conservadora e com 83 anos, rindo como não costuma fazer ao ver o Pânico, o CQC, o Adnet e mesmo a Praça (não, minha mãe não vê o Zorra Total.Nem ela ri daquilo...). A nudez dos personagens das câmeras escondidas, antes de despertar qualquer reação ligada a sensualidade ou erotismo, acaba por passar uma sensação tão forte de desamparo ou desproteção que gera-se imediatamente uma sensação de empatia e de torcida para que tudo acabe logo e bem.

Quem conhece a Playboy TV certamente conhece o programa chamado Totally Busted. Para quem não conhece: imaginem uma espécie de cruzamento de João Kleber com o Buttman ou as Brasileirinhas. Se o resultado desse cruzamento tivesse um nome, certamente seria "Pegadinhas Picantes" ( ou seja, tudo que esse novo programa da SBT não é). O nome mais adequado ao que passa no SBT é o que dá título a esse post: Candid (and naked) camera.


Confira entrevistas, que alguns humoristas deram ao Pimentas no Reino, onde também falam sobre a qualidade do humor na televisão aberta:

(Clique na imagem para assistir a entrevista)

Danilo Gentili (CQC)

Rafinha Bastos (CQC)

Hélio de La Peña (Casseta & Planeta)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes