29 julho 2009

Humor negro é quando a coisa fica preta? Caso: @danilogentili


Pois é amigos do Pimentas no Reino, tudo começou depois desta brincadeira acima. Algumas pessoas se sensibilizaram com tal mensagem no twitter do Humorista Danilo Gentili e a consideraram racista.

A repercussão foi muuuuito grande, mas ressaltaremos as conversas que envolvem os humoristas Danilo Gentili, Hélio De La Peña e Rafinha Bastos.

Depois de ver toda a repercussão, Danilo postou a seguinte imagem no twitpic e mandou o link para o twitter:


Com a legenda:
Obrigado pessoal. Vocês conseguiram me prender igual um macaco por denúncias de racismo.


Em seu blog, Hélio De La Pena deu sua opinião, e desta destaco:

(...) Não tenho problemas com piadas de qualquer natureza, desde que elas sejam engraçadas. Não foi o caso. Quando a piada é boa, não cria constrangimento. E as explicações patinam, não esclarecem nada. No caso, ela me incomodou porque faz um paralelo do gorila com um jogador. Mas não qualquer jogador e sim um jogador preto. (...)


Associar o homem preto a um macaco não é novidade no anedotário e causa desconforto aos homens pretos.(...)


Se alguma vez você sofreu discriminação racial, sabe o quanto isso é desagradável. Esta é a razão deste tipo de piada bater na trave.(...)


Acho exagero imolar o humorista em praça pública. Processo é bobagem. Danilo não apontou o dedo na cara de nenhum preto e disse “olha aqui, seu macaco.” Ele fez uma piada, quem não gostou expôs sua opinião. Eu não gostei. E só."


Danilo Gentili, após o post do Casseta, postou novamente no twitpic a seguinte imagem (clique nela para ver em tamanho real):

Com a legenda:
"Essas piadas do ALMANAQUE CASSETA POPULAR - Nº2, 1986 - não incomodarão ninguém, pois não falam de jogador de futebol nem de King Kong."


Ainda nesta discussão, Rafinha Bastos deu o seguinte pitaco na discussão:



Pois é meus caros, esta foi a discussão que promete ainda. Enquanto ela não chega ao fim, aproveite para rever as entrevistas que o Pimentas no Reino fez com os personagens acima citados (clique no nome), vale muuuuuito a pena:





Enquanto isto, faço minhas as palavras do Alexandre Paim:


"Não vou dar palpite no debate @lapena e @danilogentili. Eles que são brancos que se entendam."


Na espera do fim da hipocrisia e do falso moralismo eu me despeço,

Já fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes