03 agosto 2012

Breve Análise do Primeiro Debate Eleitoral em CWB





Curitiba terá uma missão dura nas urnas nas próximas eleições. É fato que o atual governador Beto Richa teve uma performance técnica invejável como prefeito, e que seu sucessor e candidato a reeleição Luciano Ducci não teve a condição de manter-se na mesma linha de popularidade. A novidade deste certame é que não teremos uma nova humilhação para o PT, popularmente conhecido como Partido dos Trabalhadores. Não há candidato próprio da sigla este ano, os vermelhinhos estão apoiando Gustavo Fruet. Este por sua vez está indo até razoavelmente bem nas pesquisas, mas no debate não conseguiu as boas performances do tempo em que era Deputado Federal, e me arrisco a dizer, dos bons. 
A comédia fica por conta de Bruno Meirinho, o candidato denominado da Esquerda da esquerda, sinceramente, não sei qual é o partido dele, mas sempre tem um esquerdopata que diz que não devemos ceder às pressões do mercado, que tudo está privatizado e etc. E tem também Carlos Moraes, jornalista que tinha um programa destes tipo Datena, e que pra piorar pintou o cabelo de preto. 
Rafael Greca, figura simpática, de grande conhecimento da cidade e de grande inteligência também, foi bem no debate, e mantém o estilo da época em que era prefeito por aqui, sempre muito sorridente. Carrega o pesado fardo de ter sido aliado de Jaime Lerner, que é amado e odiado por aqui, mas com certeza não cometeu pior erro do que ter se filiado ao PMDB, partido que tem antipatia da capital, por culpa, logicamente de Roberto Requião. 
Ratinho Júnior, filho do apresentador Ratinho, é a grande sacada desta eleição. Tem apoio de algumas forças sindicais interessantes e, claro, dinheiro. 

Conclusão: 

Luciano Ducci - Poucas chances, foi mediano no debate, sem malícias,   porém se não chegar ao segundo turno, será importante e decisivo na eleição, pois tem o apoio do governador Beto Richa e a força de provavelmente ser o terceiro colocado. 

Rafael Greca - Infelizmente, sem chance. Digo infelizmente por que tem grande preocupação com a área cultural. Sua ligação com Roberto Requião dificulta qualquer reação. Sempre vai muito bem em debates e tem muito conteúdo na sua oratória. Mas estamos no Brasil não é?

Ratinho Junior - O favorito, por hora. Tem o perfil mais interessante, jovem, dinâmico, e a exemplo de Beto Richa, vencedor das últimas três eleições que disputou por aqui, tem um pai querido e popular, e demonstra "não precisar do cargo" para enriquecer. Fala com clareza e tem uma certa agressividade política, saudável em situações de confronto. 

Bruno Meirinho - Foi à Marcha das Vadias, fala em socialismo e elites dominantes. Não chega na porta. 

Gustavo Fruet - Tem um partido de imagem neutra na região, o PDT, antigo partido de Lerner. Também tem um pai que fez história na política da cidade. No entanto, apesar de estar no encalço de Ratinho Junior nas pesquisas, terá de lidar com a histórica rejeição do PT na cidade. Mediano no debate.

Carlos Moraes - Jornalista vaidoso e cheio de melindres, pinta o cabelo de preto. É suficiente. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes