28 fevereiro 2012

Peraê, Antártica não é cerveja?



Eaê Pimentas, tudo tranquilo?

Depois de um longo e tenebroso inverno, ou verão nunca sei em qual estação estamos, estou retornando e espero que as coisas melhorem agora.

E respondendo a você meu querido gafanhoto: não, não é cerveja. Tem uma cerveja que se chama Antártica, apesar de eu gostar mais de uma Itaipava trincando, mas me refiro ao lugar Antártica onde estava a Estação Comandante Ferraz que pegou fogo essa semana e teve dois militares mortos tentando ajudar a apagar o incêndio.

Em primeiro lugar é uma enorme perda, principalmente para os familiares desses militares e depois pela estação em si onde eram feitas várias pesquisas. Cá entre nós, o cara tem que ser muito macho para deixar a família e viver em lugar tão hostil assim.

Eu gostaria de fazer uma pergunta. Quantas pessoas sabiam da existência dessa base? Vamos ser realistas. Tem gente que não sabe nem que a Antártica existe, que não passar de um nome de cerveja, e acham que onde tem gelo nesse mundo ou é Pólo Norte ou é Pólo Sul. E agora que acontece essa tragédia os noticiários mostram a base e falam que ela não tinha o investimento suficiente ou que o investimento prometido não foi encaminhado. Um momento para ver se eu entendi. Aqui funciona assim: tem que haver uma tragédia para ai sim investigarem e mostrar o que acontecia de verdade tem tal lugar? Eu respondo que sim. Infelizmente é assim que funciona aqui.

Com certeza alguém está dizendo “ow Renato, e você por acaso sabia que existia essa estação?”, ai eu respondo meu caro gafanhoto: sim, eu sabia. Eu não fico assistindo BBB ou TV Fama ok? Voltando ao ponto principal, se você sair por ai perguntando onde é a Antártica, ou onde é a Estação Comandante Ferraz, garanto que a percentagem de quem sabe é muito pequena. Se eu me recordo bem, creio que o Globo Repórter uma vez deixou de mostrar o Pantanal ou a África para mostrar a estação. Mas quem assiste Globo Repórter hoje em dia? Bom, deixa isso pra lá.

Acho que a divulgação desses projetos, dessas pesquisas, do que o Brasil tem feito fora daqui tem que ser mais ampliada. Tem que mostrar as coisas boas que o Brasil faz em outros países também.  Outro problema é esperar a tragédia acontecer para ai depois tentar uma solução. Claro que isso não vale para o caso da estação, mas vale para o desabamento dos prédios no Rio de Janeiro e tantas outras coisas erradas por ai. Tanta coisa por ai que pode ser evitado, mas parece que esperam dar merda para depois correr atrás.

Qualquer coisa estarei em @renatozanotte, só dar um grito lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes