12 fevereiro 2012

A música que não era da Whitney Houston, mas...

Whitney Houston (1963 - 2012)


Salve, leitor amigo do Pimentas!

Olha só... hoje o mundo da música se despede de Whitney Houston, cantora que a gente nem precisa descrever, por razões óbvias. Sendo assim, vamos plagiar descaradamente o post de hoje do Inúmeras Versões, falando sobre algumas regravações da canção I will always love you, que apesar de imortalizada pela Whitney, não era dela e sim da musa country Dolly Parton. Era da Dolly... mas pra sempre será lembrada pelo toque mágico de Houston... então, vamos ver algo sobre essas versões, dando nosso adeus a esta magnífica cantora...

(direto do Inúmeras Versões...)
E hoje, dia em que o mundo da música se despede de uma das vozes mais marcantes e talentosas de todos os tempos, vamos ver algumas versões de I will always love you, que ao contrário do que algumas pessoas ainda pensam, não é de Whitney Houston (muito embora há que se reconhecer: a música renasceu na voz dela).

Eis que a versão original é essa aqui, com Dolly Parton, musa do country norte-americano. A canção foi gravada em 1974.



A versão que você vê no clip corresponde a regravação da própria Dolly, feita em 1982 para a trilha sonora do filme "A melhor casa suspeita do Texas" (cá entre nós, um filme horroroso do início ao fim, do qual até as pedras do cenário se envergonhariam, e olha que algumas dessas pedras são melhores atrizes que o Burt Reinolds, mas deixa isso pra depois...).

Caso esteja curioso, cá está a versão original, de 1974:



Tá, não tem como ignorar: essa música seria só mais uma, se não fosse essa versão aí, olha só:


Pois é. Em 1992, Houston gravou seis músicas para a trilha sonora do filme O Guarda Costas, em que ela contracena com Kevin Costner. Ninguém se lembra das outras cinco, boa parte do público talvez nem se lembre do próprio Costner, uma quantidade enorme de pessoas nem se lembra do filme, mas a música é isso aí mesmo, um sucesso incontestável. Senão, vejamos: um dos singles mais vendidos de todos os tempos, 14 semanas no topo das paradas nos EUA, trilha sonora mais vendida de todos os tempos, 17 discos de platina, 1 de diamante, fora um armário cheio de Grammy por todos lados, o que garantiu a moça o título de cantora mais premiada da história. Fora o poder de hipnose dessa versão: praticamente 100% das pessoas que ouviram a música já tentaram cantar a mesma. Uns 2% conseguiram, mas todo mundo tentou esticar aquelas notas...

A música também fez uma participação especial no excelente seriado 30 Rock, onde ganhou sua versão mais desafinada de todos os tempos:


Claro que essa versão foi uma grande brincadeira com a música. Quem levou muito a sério o negócio foi a pequena Connie Talbot, que com apenas sete anos de idade (eu disse sete anos, ó só), disputou o Britain Got Talent, e achando que era gente grande fez isso aí, olha só (e imagina se fosse gente grande):



Ainda existem inúmeras versões dessa música, mas vamos fechar por hoje com a versão de Jennifer Hudson. Muito provavelmente, hoje a noite, durante a entrega do Grammy, essa será a homenagem prestada a Houston, uma vez que Hudson já foi convocada para participar do evento. No vídeo, a própria Whitney se emociona com a versão:



O que não falta, evidentemente, é versão pra esse sucesso. O que vai fazer falta, sem dúvida, é o talento de Whitney Houston, a quem o mundo da música agradece e da qual não se esquecerá. E você? Qual a sua versão preferida?





2 comentários:

  1. Eu assistia The Chicken Ranch quando criança... rsss... e AMAVA... talvez vc não entenda porque não curtiu esse tipo de filme "besteirol despretensioso" na época certa mas a minha versão predileta é a da Dolly Parton por um detalhe que me cativa: Ela fala a letra em alguns pontos com tanto sentimento que me comove. Porém minha preferência em nada tira o brilho da versão da Whitney que vai fazer muita falta no cenário musical. xoxo

    ResponderExcluir
  2. Gisela,

    Entendo sim, hehe... na verdade, eu gosto até muito do "Besteirol despretensioso", que eu acho sinceramente melhor do que qualquer Besteirol saído nos últimos anos... desse da Dolly, especificamente, eu não gostei, achei muito Soap. Cê sabe que depois que você comentou é que eu fui reparar na "fala" da Parton? E é mesmo, quase sai um "aiai", hehe...

    Agora, pra te falar a verdade, minha versão preferida é a do 30 Rock!

    Obrigado pela visita, volte sempre, bjo pra ti!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes