19 janeiro 2012

Pirataria: a guerra está ficando quente


Salve, leitor amigo do Pimentas no Reino!
E aí, de que lado da guerra você está?

O fato é que o Congresso dos EUA está prestes a votar leis que dão a grandes corporações um verdadeiro arsenal contra a pirataria. Resumindo a treta, amigo: são leis que vão permitir a punição não somente aos sites que distribuem pirataria, mas também aos que indicam onde encontrar o material. Do jeito que a coisa tá, pode sobrar pro Google e pra um sem-número de sites que eu, você e todo mundo acessa. 

A Wikipedia, em protesto, ficou fora do ar durante o dia de ontem, e esse é só um gigante que se dispôs a protestar contra a nova legislação. Você já deve ter sacado: eu tô resumindo muito, não é?

É que eu não quero perder o momento, leitor amigo: hoje, o Megaupload foi retirado do ar pelo FBI, e seu fundador, Kim Schmitz, foi em cana. Como eu, você e todo mundo já sabemos, o Megaupload é um verdadeiro baú do tesouro pirata, onde dá dava pra se encontrar praticamente de tudo pirateado, seja fosse filme, música, jogo, etc...

Eis o negócio: a resistência contra-atacou! O grupo hacker Anonymous tirou do ar os sites do Departamento de Justiça norte americano, e também o site da Universal Music. Barrett Brown, um dos "agentes" do Anonymous, declarou que "mais ataques virão". Eles ainda planejam mais ataques contra congressistas que apoiem as leis que, segundo seus opositores, colocariam em risco a internet livre como conhecemos hoje.

De um lado, a lei procurando formas de combater a pirataria. Do outro, os piratas e demais defensores da liberdade irrestrita que existe na Internet. Estaríamos diante de um momento histórico, em que grupos como o Anonymous possam iniciar ataques massivos contra as grandes corporações? E se esses caras resolverem tirar bancos do ar, ou outros sistemas vitais para a sociedade? E se os homens da lei resolverem partir pra fuzarca geral contra os piratas? Cara, no que é que isso vai dar?

Me conte, leitor amigo, o que você acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes