08 novembro 2011

João Gilberto chora tudo o que já sorriu na vida






A revolução nunca pertenceu ao proletariado. João Gilberto é considerado o inventor da Bossa Nova, um tipo de música com acordes dissonantes no violão, voz mansa, banquinhos e uma certa morosidade, um tipo de tropicália do sudeste, apesar dele ser baiano. Sim depois ele também colaborou com o tal movimento
colorido tropicaliente e sexy . 
João Gilberto nasceu classe média, e ganhou um violão aos 14 anos. Nos anos 40, só quem era, no mínimo classe média podia se dar a tal luxo. Viajou para o Rio de Janeiro e lá passou um tempo em uma existência marginal (Wikipedialeaks) e criou o tal ritmo. Outros playboys se juntaram a ele, com suas camisetas regatas brancas, chapéus e charutos, para criar a música popular brasileira de uma maneira aceitável para Frank Sinatra. Era uma época onde os primeiros sorrisos globais clareados pintavam na nossa mídia
As meninas da época gostaram e a tal Bossa Nova é hoje o ícone maior da MPB, influenciando modismos  e deixando a fumaça dos charutos, politicamente incorretos,  para trás.  João Gilberto viveu demais ,e viu morrer  Jobim, aquele um da Garota de Ipanema,  que é sogra do Justus, e se tornou um chato de plantão, até mais do que eu. 
Direitos autorais, shows a 700 reais, um banquinho e um violão. E lá está ele, com 80 anos desfiando sua tristeza por seus shows estarem vazios. Mesmo assim é saudável dizer que ele não está na miséria, como disse o nosso apimentado blogueiro Ramiro de Souza aqui.  A tristeza é desculpada por seus problemas de saúde, que o levaram a adiar shows, também vazios,  na Espanha, por exemplo. 


Todo Gênio tem direito de ser chato, assim como o direito de apresentar sua arte para as paredes. Não sei se a Bossa Nova ou ele, farão alguma falta nos autos da história. A não ser, é claro, que deixem de ser chatos. 


vou ali, por que sou tão chato quanto adesivo se confessando (Osvaldo Montenegro feelings). 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes