27 outubro 2011

Pra ser ministro, tem que ter currículo ou Q.I.?



E aí, leitor amigo do Pimentas no Reino?
Como é que vai o seu currículo?

Tô perguntando isso pelo seguinte: O senhor Aldo Rebelo foi anunciado a duas horas como o novo Ministro do Esporte, assumindo a vaga deixada por Orlando Silva, aquele mesmo que foi espinafrado por uma saraivada de denúncias de corrupção.

Aí o leitor do Pimentas, sempre atento, deve estar se perguntando que diabos eu fui fazer ilustrando o post com uma foto do Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, que - esperamos - não tem nada a ver com o barulho no Esporte. Esclarecerei, amigo leitor, mostrando um trecho da Wikipedia com o currículo do jovem mancebo da foto:

Advogado com bacharelado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), Edison Lobão preferiu trabalhar como jornalista e assim foi empregado dos jornais Correio Braziliense e Última Hora, e da revista Maquis, além de ter chefiado o departamento jornalístico da Rede Globo no Distrito Federal.
Antes de optar pela política integrou o conselho de administração da antiga Telebrasília, (Telecomunicações de Brasília S/A). É casado com a deputada federal Nice Lobão, com quem tem três filhos. Sua irmã, Nerine Lobão Coelho, é cenógrafa e professora da cadeira de Artes Cênicas da curso de Educação Artística da Universidade Federal do Maranhão. Ela foi também diretora do Teatro Arthur Azevedo e atualmente reside em São Luís.
Assessor do Ministério de Viação e Obras Públicas (1962), do governo do Distrito Federal (1964/1968) e do Ministério do Interior (1969/1974), foi eleito deputado federal pela ARENA e a seguir pelo PDS em 1978 e 1982, ingressando no PFL em atenção à liderança política de José Sarney, que manteve o controle da seção maranhense da legenda embora filiado ao PMDB desde a sua candidatura a vice-presidente de Tancredo Neves.

Corrija-me, amigo leitor, mas eu não vi aí nada de formação técnica em áreas correlatas ao trato das Minas e Energia. Eis uma das questões que me incomoda: pra ser ministro, o cara não precisa nem sequer ter passado na mesma rua de qualquer faculdade da área, basta ter Q.I. Basta ter um QUEM INDICA.

E é aí que entra a segunda questão que me incomoda: nesse caso aí, quem indica é o Sarney (de quem o Sr. Lobão é fiel escudeiro, cupincha e puxa-saco desde que o mundo é mundo), o que por si só já deveria ser fator desabonador, mas não foi nem nunca é, infelizmente!

O leitor amigo quando precisa de tratamento médico vai ao... médico! O leitor amigo que precisa de reparos em seu carro vai ao... mecânico! NInguém vai ao otorrinolaringologista pra resolver algum problema quando seu celular estraga! Por que diabos, pra ser ministro, o cara não precisa ser um especialista na área?

Tá, diploma não é garantia de honestidade e em vários casos nem é garantia de competência. Mas que eu acho estranho isso, eu acho. E sinceramente, não concordo. E você, o que acha?

Abração pra você, leitor amigo! O Pimentas agradece a sua visita, sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes