E aí, pimentas?
Publicitários polêmicos! De novo! Mais uma vez uma propaganda é alvo de discussão, agora por ser acusada de racismo.
A propaganda da Nívea (da foto acima) mostra um rapaz negro com uma máscara também negra numa quadra de esportes; o rapaz sinaliza que vai arremessar a máscara longe, e a frase de efeito Re-Civilize Yourself (algo como "recivilize-se") trás o conceito da campanha. Onde está o racismo aí? Confesso que levei algumas horas pra entender o que havia de racismo na propaganda que, pelo menos pra mim, é muito criativa. Mas aí entendi. Para alguns chatos de plantão a peça pode dizer que todo negro é um marginalizado, e aconselha que eles se "recivilizem".
Vamos falar bem claro: precisa ser muito preconceituoso pra ver racismo numa peça dessas. Quando o assunto é discriminação precisamos tomar muito, muito cuidado pra o preconceito não se inverter: as pessoas começarem a se ver como vítimas em todo lugar. Menos, né? Todo mundo é igual e pronto. Vamos parar de começar a procurar preconceito em tudo senão caímos naquele politicamente correto chatíssimo, que ao invés de combater o preconceito, acaba por segregar ainda mais.
Re-civilizem yourself and follow me, please: @wesleytalaveira
E se fosse um braco? Será que teriam problema?
ResponderExcluirQuando vi a peça publicitária, agradeci a Deus por um dia ter aprendido alguma coisa de inglês, hehe... porque tá claro que é comercial de uma linha de produtos que também são aplicáveis ao barbear. Logo, a máscara quer dizer que ele tirou a aparência de homem das cavernas e agora apresenta-se barbeado. Só isso.
ResponderExcluirEsse povo que fica procurando cabelo em ovo devia aprender a ler, procurar usar mais o cérebro, em vez de ficar achando que entendeu alguma coisa. O comercial é inteligente, mas pelo visto não foi pra todo mundo, hehe...
Já o texto é bem Talaveira, mesmo: irrepreensível.