04 agosto 2011

Não tem mais ditadura, ok? Mas você esta proibido de dar sua opinião...

Olá rebeldes leitores do pimentas no reino!!
Foi-se o tempo que a classe artística dava a cara a tapa sustentava suas opiniões e encabeçava manifestações políticas... Hoje em dia uma declaração pró-sexo anal já é capaz de fazer um rebuliço e parar o twitter.

Pois o músico gaúcho Tonho Crocco, músico e vocalista da banda desativada Ultramen fez um rap no final do ano passado protestando contra o aumento de 73% que os deputados estaduais gaúchos "se deram", passando seus salários de 11 para 20 mil reais mensais.
Saca só:

O Rap entitulado "Guangue da matriz" faz alusão a praça que fica em frente ao palácio do governo gaúcho como um ponto de bandidagem e denomina o nome de cada deputado que votou a favor de tamanha barbaridade. O aumento veio naquele período conturbado de fim de ano, pouca gente prestou atenção, o rap foi pra rede social alguns retuitaram, outros colocaram no facebook e a coisa tinha tudo pra morrer por ali mesmo...

Mas então o deputado Giovanni Cherini do PDT se sentiu ofendido e ofereceu denúncia ao ministério público que agora aciona o músico por "crime contra a honra". O ministério acha pejorativo o termo "Gangue", termo proveniente do inglês sendo forma contrata para a palavra gangsters...
Em seu blog Tonho questiona:
"Não seria esta ação uma forma de censura à liberdade de expressão?
Não estaria o excelentíssimo Deputado ou a quem ele representou agindo de forma truculenta?
Estaríamos retrocedendo aos tempos da ditadura?
Será mesmo que estamos numa democracia?
Meu verdadeiro temor é que se abra um precedente coibindo as manifestação políticas; principalmente aquelas que usam de vias pacíficas e da ARTE como forma de expressão.
Gostaria de contar com o apoio e mobilização dos que concordam com esta filosofia. Não apenas a classe artística e sim de todas pessoas que compartilham esta visão."

Pois a tal ação esta causando comoção nas redes sociais e já uniu uma galera pra fazer um ato de apoio ao artísta e o tal aumento que nem lembrado era mais volta a ser questionado pela sociedade gaúcha.
É ótimo ver artístas tomando a frente e dando voz a sociedade, cantando nossas angústias ao invés de descrever o tal meteoro da paixão...
Bóra cantar uma música sem engajamento pra amenizar os animos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes