09 agosto 2011

Londres e o vandalismo disfarçado de protesto


Opa, e aí, pimentas, como vão?

Creio que alguns de vocês tem acompanhado a onda de "protestos" que vem acontecendo em Londres desde o último sábado. Já aconteceram vários saques, incêndios, tumultos e agora divulgaram que um homem morreu por causa da violência nas ruas, que começou na calma Londres e já se espalhou até a terra dos beatles, Liverpool.

O complicado disso tudo é ver pseudos-pregadores da paz apoiando tudo isso, dizendo que "a juventude inglesa está se mobilizando contra a dominação dos mais fortes", e ainda comparam ao que vem acontecendo no Oriente Médio, onde milhares de pessoas vem lutando contra as ditaduras. Deixa eu dizer uma coisa: o que está acontecendo na Inglaterra até pode parecer uma forma de protesto, tanto porque eles teriam motivos pra protestar: o desemprego entre os ingleses só aumenta a cada ano. Mas na verdade o que esses jovens estão fazendo não passa de diversão barata e selvagem. Com o pretexto de protestar contra o governo, baderneiros estão atacando lojas, queimando casas e invadindo de forma violenta a vida de gente que nada tem a ver com o problema.

Assim como vem acontecendo em Londres, no começo do ano alguns baderneiros tentaram espalhar pânico em São Paulo, com a desculpa de estar protestando contra o aumento da passagem do ônibus, que passou de R$ 2,70 para R$ 3,00 em janeiro. Em nome do "protesto", um grupo de pessoas saiu quebrando lixeiras no centro, pixando ônibus fechando o trânsito do centro de SP e tentaram até invadir uma estação do metrô. Um vandalismo completo, disfarçado de protesto.

Sinceramente, se protestar for exatamente isso que vem acontecendo em Londres, prefiro ficar no meu sofá.

3 comentários:

  1. Perfeito!!
    Tava na cara que a morte do cara é desculpa, até porque pelo que li, o cara era um "pouco marginal", mas pra mim, pouco já é muito!
    Mas antes que venham me xingar, sei muito bem que não é desculpa, mas quantas pessoas "não marginais" morrem por dia e não vejo ninguém colocando fogo em prédios e saqueando lojas?
    Acho que esses jovens queriam mesmo é um pouco de diversão para os dias cinzentos de Londres.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Denise, e olha a forma que eles encontraram pra se "divertir": depredando a cidade...
    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Galera, essa história pode ser bem mais complicada que parece, o protesto pode ser violento e mal-direcionado, mas revela algo. Fatos semelhantes se espalham pelo mundo, todos com suas particularidades, mas carregam também algo de comum...será que todos são vândalos mesmo?

    dialeticou.blogspot.com

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes