12 agosto 2011

Ensino Público Superior- você ainda vai pagar por isso...


Olá caros leitores do Pimentas no Reino!

Em se tratando de ensino público a coisa não tá fácil né?
Pois apertem os cintos pois tende a piorar....
Um projeto de lei do deputado federal Rubens Bueno esta na câmara e pretende que o estudante graduado em instituição pública de educação superior da União, preste serviço social pelo prazo de pelo menos seis meses depois de sua graduação. sem remuneração salarial.
Este serviço será de acordo com a formação acadêmica do profissional e será requisito prévio para obter o grau acadêmico.
Diz o nobre deputado: "É justo que os estudantes beneficiários da privilegiada experiência de estudar gratuitamente nas melhores instituições de educação superior ofereçam à sociedade, também de forma gratuita, os seus serviços profissionais, pelo menos durante o curto período de seis meses ".

Estima-se que cada aluno em universidade federal custe anualmente o valor de R$ 15.118,04.

Sinceramente, seis meses de serviço social devem fazer mesmo muita diferença nesse rombo orçamentário não é mesmo? Ok, digamos que não se pretenda dirimir esse custo diretamente com tal medida, mas inserir um pensamento socio afetivo nas pessoas que se formam... Mas quem utiliza o ensino publico federal não deveria ser efetivamente alguém proveniente de classes sociais mais desfavorecidas, e que já esta por aqui de medidas de inclusão social? Ahhhhhh... Pois é...
Se universidade federal fosse efetivamente para pessoas que não tem dinheiro para pagar por um ensino privado propiciando assim educação superior para TODA a população, aí não ia ser preciso uma medida populista e infeliz como essa não é mesmo?

Eu já me formei; não graças ao governo mas sim ao meu pai que financiou meus estudos e agora me solidarizo com os estudantes de ensino público que além da estrutura precária que as universidades federais oferecem, ainda vão ter que pagar de assistente social para viabilizar sua já tão suada formação.

Um comentário:

  1. A forma talvez não seja a ideal, mas a idéia de se restituir em alguma medida a sociedade não é ruim em minha opnião. O debate é bem amplo, e deve envolver questões sobre educação publica x privada e questões sócioeconômicas também. O debate corre o mundo, e tais medidas podem ser sim positivas, dependendo do caso de como a promovam, articuladas a que outras medidas...

    ps. sou graduado em faculdade pública e (ainda) de qualidade

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes