18 julho 2011

Brasil Eliminado. Tem culpa eu?

E aê Pimentas, tranquilo?

Então é isso. Conforme meu colega Allan disse nesse post, a seleção canarinho foi eliminada da Copa América depois de um 0 x 0 feio e errar 4 cobranças de pênaltis. Sim, quatro. Acho que nem eu jogando PES ou FIFA consegui tal feito! Mas eu não fico surpreso não. Acreditava que o Brasil não passaria da primeira fase, mas passou. Logo na primeira fase apostei no Uruguai, não que eu ganhe algo com apostas, para falar a verdade nem gosto de apostar. Mas achei a seleção Uruguaia bem melhor, com vontade de jogar e de ganhar. Mas gostaria de citar algumas coisas que vi e ouvi.



Na Copa do Mundo de 2010, a Seleção Brasileira também saiu nas quartas de final. E lá o Dunga, então técnico, foi crucificado pelo fato de não levar os jogadores que a torcida e a mídia gostariam. Eu também acho que seleção tem que ser com os MELHORES jogadores de cada posição, esteja ele jogando aqui, na Europa ou na Oceania. Mas realmente não vemos muito isso. Alguns jogadores são ditos como os melhores, mas outros não sei qual o motivo estão lá.

Bom, Dunga caiu. Foi muito criticado, xingado de tudo quanto foi nome. Ele fez o que no momento achava que teria que fazer, e convenhamos que a derrota para a Holanda teve mais culpa dos jogadores. Então Mano Menezes assume, mas quem a CBF queria era o Muricy, que por questões éticas não assumiu e preferiu terminar o contrato com o Fluminense (que não terminou). Mano chama os queridinhos da torcida e da imprensa. Neymar, Ganso, Pato, Robinho e por ai vai. Mas também chama Fred (?), Ramires (?) e Lucas Leiva (?). Ok é a razão do Mano, e para ele esses são os melhores jogadores no momento. Mas não deu. Não funcionou, não teve liga. Não encantou. Não fez nada. Eu nunca vi uma seleção brasileira tão apática assim. Já vi derrotas da seleção, mas, pelo menos eles lutaram, e sinceramente não vi isso nessa seleção.



Posso até estar sendo crítico demais, mas será que eles deveriam ganhar para estar na seleção? Será que se não houvesse pagamento eles estariam lá? Não sei. Mas acho que se você pegar 22 jogadores da Série B ou de campeonatos amadores, eles dariam o sangue para ganhar qualquer copa que fosse. O que parece é que hoje muitos jogadores profissionais se preocupam mais com a imagem do que com o futebol. É o cabelo, é a roupa, é chuteira personalizada, é a dancinha na comemoração do gol (quando há gol), é aparecer na mídia ou em campanhas publicitárias, é assessor disso, assessoria daquilo, e por ai vai. E o futebol acaba ficando em segundo plano. São interesses em cima de interesses.

Até quando vamos ter que ver esse tipo de coisa no futebol? Até quando vamos ver os mandos e desmandos de uma pessoa só perante uma entidade que “organiza” o futebol brasileiro? A Copa do Mundo está batendo na porta. E o que temos para mostrar? Nada. Mas será que teremos o que mostrar? Eu amo esse país, eu nasci aqui, acho que pode crescer muito ainda. Mas tenho que ser realista. Não temos condições de promover uma Copa do Mundo aqui, isso é fato. O futebol atualmente é dinheiro. É interesse. Não há mais amor à camisa como havia antes. Um jogador que beija o escudo hoje, mês que vem está beijando outro. Um jogador que está jogando em um clube agora assina pré-contrato com outro mesmo sem sair do atual. Isso é certo? Precisa ter uma reformulação geral. Estipular tempo de contrato, permanência, entre outros. E o principal. Ajustar o calendário com o da Europa. Quando um campeonato começa lá, o daqui já está no meio, ai os grandes clubes vêm aqui fazer compras e acabam prejudicando os clubes que aqui estavam bem. Isso é outro fato.


Uma outra coisa, o Mano Menezes não é Corinthiano, ele foi técnico do Corinthians durante um tempo. Então esse fato é irrelevante para o fiasco da Seleção. Se por acaso o Muricy for para seleção e se tornando campão quem vão agradar? São Paulinos ou Santistas? Futebol é 99% de emoção, e isso complica um pouco em algumas situações, pois muitos falam sem argumentos e sem critério algum.


Abração Pimentas

@renatozanotte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes