28 maio 2011

Quem é a "Oprah brasileira"?


Opa, e aí, pimentas, como vão?

Nunca gostei muito das comparações Brasil X EUA, como sempre fazem. Acho que não é porque "tem" nos EUA que "precisa ter" no Brasil. Mas as comparações existem. Uma dessas comparações inevitáveis é com respeito à TV. Pegando carona na notícia do momento, que é o fim da carreira na TV da grande Oprah Winfrey, acabo caindo no seguinte assunto: quem é a "Oprah brasileira"?

Antes disso, precisamos entender porque a Oprah fez tanto sucesso. Simples: ela sabe se comunicar com todo mundo. Desde os mais simples e sem nenhuma fama até grandes nomes como Barack Obama. Aliada ao fato de ter sido uma das primeiras negras a aparecer na TV nos EUA, eu diria que Oprah Winfrey é um modelo perfeito de comunicação televisiva bem sucedida.

Aqui no Brasil eu arrisco dizer que a Hebe preenche muitos desses requisitos: sabe se comunicar com qualquer classe social, desde lavadeiras do fim do mundo até empresários da alta sociedade. Além disso, não tem uma pessoa em qualquer canto desse país que nunca viu pelo menos uma vez na vida um programa da Hebe. Ou seja: dá sim pra falar que a Hebe é a "Oprah brasileira".


Mas muita gente vai concordar comigo que a Hebe está fazendo hora extra na TV. A Oprah fez agora o que a Hebe já deveria ter feito há uns 10 anos atrás: parar. E não é pela idade, de forma alguma. O Sílvio Santos tem a mesma idade dela e na minha opinião continua com fôlego pra muito tempo na TV, ainda, dentro do público que ele pretende atingir. Acontece que, diferente do Sílvio Santos, a Hebe já se esgotou como artista. Ela não tem mais nada de novo pra apresentar, faça o que fizer ela acaba caindo na mesmice de sempre. A gente sempre sabe como vai ser o programa dela, até os convidados são sempre os mesmos. E a mudança do SBT pra Rede TV, que ela disse ter feito pra tentar algo novo, parece que não deu certo: a Hebe continua sendo mais do mesmo, só que em outra emissora.

Aí temos outro problema: a Hebe tem sucessora na TV brasileira? Pelo menos até agora, não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes