14 maio 2011

O pavãozinho da Fernanda Brum


Opa, e aí Pimentas, como vão?

Provavelmente muitos de vocês não devem conhecer a cantora gospel Fernanda Brum. Eu conheço um pouco, ainda dos meus tempos de igreja, mas nunca mais tinha ouvido sequer uma música dela, por pura falta de interesse no que ela e todo o meio evangélico produz. Mas me surpreendi quando vi essa semana o nome dela aparecer nos TTBr. Pensei que se tratava dos evangélicos brasileiros que estavam comentando alguma coisa sobre ela (meu desinteresse pelo que os evangélicos fazem é tanto que eu sequer tive a curiosidade de ver o que falavam nos TTBr). Mas aí vi a Tamara Angel indicando um vídeo dela chamado Pavão Pavãozinho. Me interessei e fui ver. O vídeo é esse:


Correndo o risco de fazer propaganda gratuita pra moça, digo que gostei da música. Teria, sim, muitas críticas a fazer. Eu poderia dizer que ela usa chavões na letra pra passar a impressão de que está realmente preocupada com o que se passa nos morros cariocas, poderia dizer que ela faz questão de realçar a beleza dela (e ela é muito bonita) num contraste com as paisagens pobres da região, entre várias outras críticas. Mas eu vou elogiar.

Levando em consideração que Fernanda Brum é uma cantora gospel, o máximo que poderia se esperar de uma música dela seria o mesmo que a Ana Paula Valadão faz: sair profetizando à torto e direito e dizer que um certo deus vai transformar tudo, e vai fazer do Brasil um país evangélico. Mas ela não fez isso. Pelo contrário, ela citou pouquíssimas vezes a fé, a igreja & derivados. Ela fez uma música que falou sobre as comunidades, contou com a parceria do AfroReggae, chamou a atenção das autoridades para a criminalidade do Rio - inclusive com a cena em que uma mãe chora pelo filho morto. Isso vindo de uma cantora gospel é algo a se admirar. Pela primeira vez em anos gostei de algo feito por evangélicos. Sem a pieguice e breguice peculiar a todos descendentes de Cassiane, a Fernanda Brum fez uma música não apenas para os evangélicos. Fez uma música para as comunidades.

E vamos nessa que deus não vai salvar o Brasil não. Bora! @wesleytalaveira


PS: quanto tempo vai levar pra aparecerem pastores evangélicos criticando o tal vídeo, dizendo que ela está se "desviando"?

Um comentário:

  1. Querido sabe que sou um grande admirador do que escreves, mas acho que você foi muito irônico quando escrever "E vamos nessa que deus não vai salvar o Brasil não. Bora!" Mesmo assim o texto ficou ótimo. Sucesso...

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes