09 maio 2011

Hino Nacional: Perdido entre Fafá, Vanusa e Luan Santana. Será o seu fim?




Salve patriota ou não leitor do Pimentas.

Não sei se há necessidade de colocar o vídeo de Luan Santana cantando aqui, mas enfim  aí está. Interpretar o Hino Nacional é mania de americano, lá eles também sofrem com as viagens de determinados artistas, afinal o hino tem uma importância singular para aquele povo. No nosso caso não. Luan Santana não foi vaiado por que estragou o Hino Nacional, duvido que alguém ali realmente estivesse se importando com a qualidade com a qual seria executado um dos nossos mais importantes símbolos. Luan Santana foi vaiado por que ali estavam pessoas que não gostam de Luan Santana, que acharam ridícula a idéia dele cantar o hino nacional em um evento internacional no Brasil. Na minha modesta opinião, cantar, ou melhor, dar uma interpretação ao Hino Nacional deveria ser honra apenas para medalhões escolhidos cuidadosamente. Vanusa não chegaria nem perto de tal responsabilidade, assim como qualquer ídolo adolescente  passaria longe disso.

Por trás do episódio lamentável, está um país que não respeita os próprios símbolos. E demorara muito a fazê-lo, pois o mau exemplo das classes política e artística favorece o desmerecimento cívico. Colocar Luan Santana para interpretar o hino foi um erro lamentável dos organizadores que acharam que ali estava o público dele. Só isso. Ele cantou como sempre canta, assim como Fafá de Belém também destruiu a música, cantando do jeito dela. É apenas uma questão de gosto, ou se gosta do jeito que Luan canta, ou que Fafá canta.

A verdade é que o rapaz não aceitou as críticas. Quem perdeu mesmo nesta história foi o pobre hino, que, independente de quem cante, sempre será melhor executado pelas bandas marciais dos quartéis, do jeito para o qual foi feito, e com a qualidade que sua história merece. Se o país não merece o hino que tem, a música não tem culpa alguma disso, muito menos nossos pobres ouvidos. 

em posição de sentido aqui @allanlpereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes