29 abril 2011

Quais os limites do humor?



Opa, e aí pimentas, como vão?

Um esquete do Comédia MTV, exibido há mais ou menos um mês, veio só agora fazer polêmica. O programa parodiava a Casa dos Artistas, do SBT, exibido a vários anos. Chamado de Casa dos Autistas, o esquete exibia artistas imitando autistas em situações constrangedoras, trancados numa casa. O vídeo foi esse (a esquete da Casa dos Autistas vai só até o 04:40):





Humor é uma coisa complicada. Como disse o próprio Danilo Gentili na entrevista que deu à Marília Gabriela (veja aqui), todo humor é preconceituoso, e eu concordo com isso. Não existe o "humor do bem". Mas mesmo assim a gente faz piada com loira, português, e etc. Aí alguns perguntam: porque se pode fazer piada com loira e gaúcho, e não se pode fazer piada com portadores de autismo, ou de Alzheimer, e etc?

Por mais que alguns não vão aceitar, eu acho que existem certas formas de preconceito aceitas na sociedade. Ninguém se incomoda com uma piada de gordo, exceto alguns gordos. Essas piadinhas infames são preconceituosas, mas são aceitas. Os objetos das piadas - os gaúchos, baianos, loiras - não se incomodam com tanta raiva. Só se irritam um pouco na hora e pronto, se acalmam assim que a piada perde a graça. Mas a própria sociedade escolheu algumas coisas com as quais não se pode brincar. Portadores de doenças graves e síndromes, por exemplo, são algumas delas. É muito diferente fazer piada com um gordo e fazer piada com um portador de autismo. Por que? O gordo pode se defender. O autista não.

Quem tem um filho autista sabe que lidar com um portador dessa sídrome não tem nada de engraçado. Daí esse pai/mãe liga a TV e vê um grupo de humoristas - ótimos humoristas, diga-se de passagem - fazendo uma imitação bizarra de autistas, batendo em paredes, se rabiscando com batom e se melecando com o recheio de um biscoito. O que vem a mente? O filho. E esse pai, que ligou a TV para descansar a cabeça e rir um pouco acaba por se magoar em ver uma emissora fazer piada com a luta que eles enfrentam em casa.

Obviamente que a MTV não tinha a intenção de ofender os autistas. O objetivo era fazer graça, e só isso. Mas mesmo assim a emissora fez um pedido de desculpas dizendo que ultrapassou os "limites do humor". E quais são esses limites? Bom, sabe-se que o direito de uma pessoa acaba quando interfere no direito da outra (algo assim, não me recordo literalmente da frase). Antes de fazer piada com qualquer coisa, é muito importante parar pra analisar se o objeto da piada vai poder se defender, caso vier a se ofender. "E a liberdade de expressão?" Ninguém é proibido de fazer humor, pois isso seria censura, mas o bom senso diz que autistas não devem ser objeto de piadas.

Ficou claro?

Bái! @wesleytalaveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes