03 março 2011

Sua história é nossa história?


E aí, leitores do Pimentas, como vão?

Corre pelos ambientes divinos da Câmara dos Deputados um projeto de Lei que pode criar um barulho até interessante. A deputada Manuela D'ávila (PCdoB - RS) protolocou um projeto que prevê a publicação da biografia de pessoas públicas, sejam artistas, políticos e qualquer pessoa que tenha notoriedade.

Segundo ela, qualquer pessoa que se sinta ofendida tem o direito de procurar a Justiça (até aí nenhuma novidade...), mas o que não é certo é omitir o direito que as pessoas tem de conhecer a história de pessoas famosas e que tenham alguma importância a história do Brasil.

O projeto é interessante? É. Por um lado a gente sabe que a publicação da biografia de pessoas famosas vai trazer à luz muita coisa podre de gente que se propaga como guardião da moral e bons costumes. Mas aí entramos num outro ponto: a invasão de privacidade. Desde quando o Governo tem autonomia para invadir a vida dos outros e sair publicando o que bem entender?
Outra: quem é que vai dizer quais pessoas devem ter a biografia publicada e quem não deve?
Será que vão ser usadas as mesmas medidas pra todos?
Será que vão usar os mesmos critérios para a biografia do Sarney e do FHC, por exemplo?

O projeto é interessante, mas precisa muito, muito cuidado para não se cometer injustiças.

Um comentário:

  1. POSSO FALAR? SÉRIO?
    A MANUELA NÃO TEM MAIS NADA PRA FAZER NÃO????
    POR FAVOR, VAI LUTAR POR COISA MAIS IMPORTANTE, PELA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, POR ESCOLAS EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO, POR TER MERENDA NAS ESCOLAS, POR TER LIVROS DIDÁTICOS DE QUALIDADE.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes