22 março 2011

Que as estatísticas te protejam!


E ai, pimentas, como vão?

Que toda cidade grande é perigosa isso a gente sabe, seja Rio de Janeiro, João Pessoa, Porto Alegre, Manaus, umas mais e outras menos. Se por um lado os governos tentam mostrar número que comprovam que o crime ainda caindo, por outro lado não é o que se sente nas ruas.

Esse é o caso de São Paulo. Em dez anos, o número de homicídios no estado caiu quase 70%, isso por causa de investimentos feitos na Polícia, em projetos de inclusão social e etc e tals. Há dez anos atrás São Paulo era o 5° estado mais violento do Brasil, hoje é o 25°, e está entre os três estados com o menor índice de criminalidade. A taxa de homicídios em São Paulo, 10,47 por 100 mil habitantes, está praticamente dentro da margem que a Organização Mundial da Saude considera aceitável para um lugar desenvolvido, que é 10 por 100 mil habitantes. O número de estupros no estado caiu 75% em dez anos. Legal, né?

Se você ficar apenas dentro de casa na internet, isso é legal. Mas basta sair na rua pra perceber que essa sensação de segurança que os números dão não existe. Em uma semana três universitários foram mortos de forma cruel. Diga pra mãe desses rapazes que a taxa de homicídios em São Paulo caiu quase 70%. Não adianta comemorar números se a sensação de insegurança continua a mesma, sr Geraldo Alckmin. As pessoas continuam com tanto medo como sempre tiveram por aqui. Principalmente na capital, andar na rua é se jogar num campo minado, você só vive de esperar quando vai ser a sua vez.

É legal ver esses números porque se percebe que tem gente trabalhando. Mas as pessoas precisam andar na rua sem tanto medo de um FDP levar seu carro e ainda lhe dar um tiro só pra se divertir. Como acabar com a sensação de medo? Sei lá, isso é trabalho do Governador e dos prefeitos, pra isso eles foram eleitos, supõe-se!

O jeito é apelar pra São Paulo, o santo! Que São Paulo proteja São Paulo!!!

Um comentário:

  1. Discordo caro pimenta. Tenho família em Belém do Pará, e a sensação de insegurança é muito maior lá, assim como é no RJ, Recife, entre outros. SP é comparável as grandes metrópoles do mundo. E se fosse possível instalar aqui uma tolerância zero, aos moldes de NY de Giulliani, seria melhor. Mas coitado dos bandidos né? precisam passar o Natal com suas queridas mãezinhas, rezando...

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes