16 março 2011

Filho, pra que te quero?!


Opa, e aí pimentas, como vão?

Saiu o resultado de uma pesquisa interessante do IBGE, sobre as famílias com filhos no Brasil: o número de casais que não querem ter filhos aumentou de 13 para 17%, ou seja, cada vez mais tem gente sem a menor vontade de botar pirralho no mundo.

Ter filhos ainda é o sonho de boa parte das pessoas hoje, seja pelo meio comum (e mais divertido de fazer) seja por inseminação artificial e etc. Para as mulheres, a maternidade é quase a coroação de uma vida bem sucedida: um bom emprego, uma boa faculdade, um casamento feliz e um filho pra completar tudo. Os homens nem sempre se ligam nessas coisas, as vezes o sonho de ser pai nasce na hora H, pela preguiça de vestir a camisinha.

Mas é comum ver gente que não tem o menor interesse em mergulhar no mundo mágico das fraldas recheadas e dos choros noturnos, ou por falta de paciência pra criar guri ou por falta de estrutura: o Brasil não dá suporte adequado para crianças hoje em dia. Ou você paga uma escola e um BOM convênio pro seu filho ou... Deixa quieto.

O fato é o seguinte: ser pai/mãe é uma decisão que exige (ou deveria exigir) muita estrutura pessoal. Pense que seu filhinho lindo da mamãe vai virar adolescente. Como vai ser o mundo até lá? Como você estará até lá? Ser pai/mãe é pra sempre, é um caminho sem volta. Não dá pra chegar e dizer: tá, cansei de ser mãe, como faço pra devolver esse moleque?

Se não quer ter filhos tudo bem, já tem muita gente por esse país fazendo filhos por você. Sonha com filhos? É um sonho bonito, que deve ser respeitado e admirado, mas faça com responsabilidade.

8 comentários:

  1. Eu nao acho que um filho completa tudo. Acho q atrapalha tudo: sono, dinheiro, paz, tranquilidade, SILENCIO...

    Vou optar por um cachorro. Dura menos e incomoda menos.

    ResponderExcluir
  2. Ah, fora que posso escolher a cor, tamanho, modelo....

    ResponderExcluir
  3. O fato, W, é que a mídia praticamente obriga as mulheres a terem filhos. Pior que a mídia só a "cultura". Quando eu dizia que não queria filhos, a maioria das pessoas arregalava os olhos, como se isso fosse algo impensável. Quando engravidei (sem querer) o que mais ouvi foi "ah, mudou de ideia né?".
    Meu filho é a coisa mais linda que já tive na vida, mas é também fonte de problemas que jamais imaginei ter. E vale lembrar que o índice de separação é maior entre casais que têm filhos.

    Sim, filho é uma decisão séria e que deve ser tomada após escutar várias partes - principalmente escutar gente que tem filho pequeno.

    ResponderExcluir
  4. quando eu era adolescente, briguei com a minha mãe e ela disse:
    - Espera até tu ter filhos que tu vai me entender
    - Eu não vou ter filhos
    - Não fala bobagem, tu não sabe a realização que é.

    Às vezes penso que posso ser castigada, que se eu mudar essa ideia, não vou conseguir ter um filho, ou se conseguir, ele não vai me respeitar, vai ser um maLAluno, não vai gostar de ler, etc...

    Nesse final de semana, não sei porque cargas d´agua, meu namorado tb me falou que eu serei uma ótima mãe. Perguntei o porquê e ele só disse 'porque vai'. Disse que eu não terei filhos e ele 'mas se tiver, vai ser uma boa mãe'.. algo assim.
    Acho que ele falou porque eu tava com minha prima de 3 anos, cuidando dela na piscina, depois enrolando na toalha pra nao passar frio e brincando.
    Eu tenho enteada e me dou superbem com ela.
    Enfim, são filhos dos outros né... Meus filhos a história seria diferente. Não sei se um dia estarei preparada pra isso. Dizem que não há sentimento maior, mas também não sei se quero 'pagar pra ver'.
    Por mais egoísta que isso possa parecer, não quero ter um filho se eu não puder educá-lo devidamente, se não puder fazer realmente parte da vida dele. Sinceramente, me falta coragem!

    ResponderExcluir
  5. bah, tenho 10 sobrinhos e acompanhei o crescimento de todos e isso me fez pensar muuuuuito se eu ia querer um pra mim e decidi que não quero.

    dizem quw é gratificante ver eles crescerem, te darem presentes e mimos, mas eles tb dão dor de cabeça, preocupação, trabalho, gasto e muito estresse.

    no balanço dessa equação, prefiro não tê-los!
    e se tiver vai ser por muito azar do destino!!

    ResponderExcluir
  6. Dani,
    Conheço mta gente que prefere cachorro, mesmo. Sem falar que cachorro não tem a fase chatíssima da adolescência... haha

    Ana e Tônia,
    A pressão da mídia existe mesmo, e principalmente a pressão cultural. Minha irmã está casada há 3 anos e pelo menos uma vez por dia ouve a pergunta: quando vem os filhos?
    Não é porque somos cuidadosos com os filhos dos outros que seremos com os nossos. São coisas BEM diferentes, responsabilidades diferentes.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Cesar,
    Como eu disse, é uma decisão bem pessoal. Deve ser bom ver os filhos crescerem e etc, mas dá mto trabalho! haha

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Ana, eu sei que cara é essa! Mas eu falo isso pq agora eu nao quero, mas também só pras pessoas fazerem essa cara! Pq pra algumas é o fim do mundo e eu gosto de apavorar hohohoh

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes