16 março 2011

Bullying: se nem o Obama escapou...


Opa, e aí, pimentas?

Bom, quando o assunto é emputecer o colega de escola só porque ele tem algo diferente, ninguém escapa. Nem mesmo escapou o moleque americano de nome estranho que era zuado por ter as orelhas abertas demais, e que veio a se tornar o Presidente dos Estados Unidos, um tal de Barack Hussein Obama. Conhece?

Sim, o presidente Barack Obama sofreu Bullying quando era criança. Não só ele. Muita gente sofreu e muita gente ainda sofre na escola. Seja o gordinho, o orelhudo, o vesgo, o baixinho, o dentuço, e vários outros apelidos que se recebia nos tempos de escola. Ser zuado quando se tem algo "anormal" é quase inevitável, até porque seria estranho você chegar num ambiente com seu 1,50m de altura e ninguém falar nada. O problema é quando a brincadeira vira ofensiva.

E qual o limite entre a brincadeira e a falta de respeito? Essa é uma das perguntas mais difíceis de se responder. Eu penso que se a brincadeira ofende, ela deixa de ser brincadeira. Já se sabe que o melhor jeito de se superar alguma anormalidade é rir de si mesmo. Mas nem todo mundo consegue fazer isso. Se o sujeito não acha a menor graça em ter os olhos vesgos, não sou eu quem vai avisá-lo de que é engraçado.

Brincadeira é legal, descontrai e quebra gelo. Mas bullying é ruim, traumatiza. Achar o meio termo entre um e outro é fundamental pra se relacionar bem!

Sigam o dente de coelho aqui: @wesleytalaveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes