12 fevereiro 2011

PQP de DPVAT... Apapú!!

Olá velozes e furiosos leitores do Pimentas no Reino!

Apesar da popularização dos automóveis, com o advento da diminuição do IPI nos veículos ditos populares, no valor do veículo em si; da capacidade de compra do povo e das linhas de crédito; vamos combinar que carro continua sendo artigo de luxo...

É muito veículo pra tão pouca e má conservada estrada.
O transporte urbano salvo algumas raras excessões, é um lixo: caro, com poucas linhas, poucos horários e frota sucateada.

Aí, fora a prestação do carro, você ainda tem que arcar com a manutenção, as multas, o combustível (que também é caríssimo;mesmo com nossa autosuficiecia em produção de petróleo..), o seguro (é opcional eu sei, mas vão por mim; é necessário) o licenciamento, e finalmente aonde quero chegar, nos impostos...

Querem uma boa e uma má notícia?
A boa? O IPVA diminuiu em média uns 7% para os carros e 9% para as motos, isso devido a diminuição dos usados na tabela FIPE.

Calma, não comemore ainda... Tem a má notícia.
O DPVAT que é o seguro obrigatório aumentou quase na mesma proporção da diminuição do IPVA, 7,83%.

Rá! 

O DPVAT aumentou mas o valor do capital segurado ainda é o mesmo. São R$ 13.500,00 pagos em caso de morte ou invalidez permanente, e o reembolso de despesas médicas continua com limite de R$ 2.700,00.

E aí que esta o pulo do gato... O pagamento do auxílio doença causado pelo acidentes de veículo automotor, é financiado pelo INSS. A Superintendencia de Seguros Privados (SUSEP) arrecada e fica quieta; deixando o barco correr... A pessoa entra com pedido de incapacidade laboral devido ao acidente e o INSS paga a conta. Acontece que ultimamente o INSS vem "trancando" esse tipo de auxilio no caso de acidente de transito. Não quer mais pagar essa conta sozinho.

As ações na justiça começam a pipocar e devido ao pagamento das indenizações, se faz necessária uma revisão nas tarifas.     


Ok, é obrigatório para circular nas vias você ter um seguro que cubra os danos pessoais em caso de sinistro. Mas porque você é obrigado a contratar o DPVAT? Porque não vale o seguro do carro que eu já faço? Ou então porque eu não posso optar entre as trocentas seguradoras uma que cubra os danos pessoais, talvez num preço menor e com cobertura maior?

Nos enfiam o DPVAT goela abaixo, e ainda assim não cobrem com suas obrigações de indenizar na hora da precisão?

A máfia do DETRAN ataca novamente...
Sigo trafegando no @indioveio enquanto o twitter não cobrar imposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes