25 fevereiro 2011

Meus Heróis Morreram de Overdose, e os Seus?



Saudações leitores do Pimentas
Parece que todos da minha geração já viveram suficiente, ou até mais, e de repente o cansaço moral ao observar certas coisas desanima. Mas não desistirei jamais, e levanto-me neste espaço pimenteiro para essa exegese extremada da Sétima Arte Tupiniquim!  

Não há heróis nesta terra sem lei, e quando nos deparamos com a oportunidade de colocar a massa diante de uma atitude que realmente vá mudar o mundo, mostramos apenas uma ferida repugnante e angustiada, causada pela pobreza espiritual e racional da produção cultural dominante. 

A overdose não matou nossos heróis. A overdose matou heróis americanos, cantores, atrizes e outros. Os nossos heróis ainda estão em construção. Quando jovem, percebi que a história do cinema poderia nos tocar e motivar,  e fui aprendendo algumas coisas até finalmente ser apresentado ao digno "O Que É Isso Companheiro?", e naquele momento, percebi que meus heróis eram sequestradores, jovens e manipulados por uma conspiração internacional.  Não desisti, e fui adiante, havia mais, muito mais, esse país é imenso e livre! E finalmente me deparo com "Cidade de Deus" e a realidade sofrida e maluca da vida de uma favela ganhando importância internacional, baseada nas emocionantes histórias dos heróis Zé Pequeno e Mané Galinha, estupradores, traficantes, assassinos e, bem, o filme é ótimo, mas faltou um herói de verdade.  Mais à frente encontrei alguns jovens com a cara pintada e camisas do Che Guevara. Procurei não comentar nada, mas como um argentino pode ter se tornado um herói nacional do Brasil? Não bastava o Conca? Amigos, eu tenho fé e jamais desisto, a cada ano a coisa melhora, e quando surge um cara mais ou menos, é chamado de fascista. Resultado, foi promovido a político, e para prevenir, só lança DVD em formato Blu-Ray, pois os anti heróis da pirataria já devem ter vendidos milhares de mídias "fake", aliás muito apreciadas por outro herói de verdade, "Lula, o filho do Brasil", amigo dos "Filhos De Francisco", herói este que, mesmo que indiretamente, pagou jabá para os filhos tocarem na rádio. 


Mesmo desconfiado, sigo acreditando, e eis que me deparo com uma heroína! Quem pensou em Olga Benário se enganou, ela até entraria na galeria, mas o lugar comum e suas associações ao Che Guevarismo não me convenceram, e Luiz Carlos Prestes não teve bons momentos. Estou falando de uma pessoa maravilhosa, que trabalhou muito para chegar onde está: Bruna Surfistinha.
Eu estava certo que, além de termos a primeira PresidenTA, e a irmã do Chico no ministério da Cultura, logo teríamos a nossa primeira heroína no cinema nacional!  


Aqui é assim, não importa se é traficante, pois a vida o fez assim e por isso temos que pagar a conta, não importa se é terrorista ou assassino, sofreu na infância então vamos prestigiá-lo e indenizar sua família. Prostituição? Isso é tão normal quanto o caixa 2, coitadinha, a menina sofreu tanto na infância, merece um crédito. 

Sim amigos, Bruna Surfistinha é apenas mais um herói que fomentará o quanto é cult ser criminoso ou contraventor no país do Carandiru. Os heróis de verdade ficam com a parte do trabalho e dos impostos. Permita-nos o bom senso, que a vida pare de imitar a arte, pelo menos nestas horas. Ou você acha que precisamos de mais heróis como estes? Bom, a escolha é sua. 

sigo caminhando e cantando e seguindo a canção @allanlpereira

5 comentários:

  1. Allan, lindo texto. Só não falaste um nome, (apesar de ter tocado no assunto: "Amigos, eu tenho fé e jamais desisto, a cada ano a coisa melhora, e quando surge um cara mais ou menos, é chamado de fascista. Resultado, foi promovido a político, e para prevenir, só lança DVD em formato Blu-Ray, pois os anti heróis da pirataria já devem ter vendidos milhares de mídias "fake"").
    Sendo mãe de adolescente vi que é um herói que influencia de maneira positiva, pela luta pelo que é certo, pela não corrupção da alma em troca de dinheiro.
    Talvez hoje, se fizermos uma força, conseguiremos convencer que esse é o caminho: ser correto, lutar pelos teus ideiais, não se deixar corromper por um mundo corrompido.
    Obrigada por me colocar pra pensar.
    Abraço
    Lú Lagoas

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Lu, muito obrigado pelo comentário. Ontem mesmo eu pensei em colocar o nome, mas acabei por deixar "à procura" ou simplesmente "à lembrança". Seguimos fazendo força, tirando leite de pedra e nadando contra a corrente. Volte sempre!!

    ResponderExcluir
  3. Quando era menor sempre achai legal essa coisa de "herói" (ok, ainda acho). Aquele que iria aparecer e salvar o mundo das mazelas, e da maldade daqueles que mandam. Mas quando crescemos vemos a realidade. Tentamos fugir um pouco dela com quadrinhos e filmes, mas já deixei os quadrinhos a um tempo. E os filmes? Bem, como você mesmo citou esses são nossos heróis. O que falar do filme 174 (acho que é esse não?) onde um rapaz sequestra um ônibus e todos nós sabemos o que houve. Aqui não há heróis, e quando aparecem são comprados, esquecidos e além... Creio que os heróis são aqueles que vivem com R$ 545,00, aqueles que ficam o dia todo em escolas tentando passar algo de bom, mas são humilhados, xingados e muitas vezes surrados. Os heróis de antigamente eram mais legais sim.

    ResponderExcluir
  4. Verdade, Renato, bem lembrado o filme 174, outro "herói" cujo pensamento é "os motivos justificam os meios". Falou e disse, obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Bastante atual o seu comentário,pois mostra a realidade de nosso país e a exposição dos nossos heróis na tela.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes