01 fevereiro 2011

Magaly vs Mauricio de Souza: Vale uma melancia


Salve geral leitores do Pimentas!

Pimenta no personagem dos outros é direito autoral.

Mauricio de Sousa criador dos personagens da Turma da Mônica, lançou nota através do Twitter, como se segue:


Agora observem o vídeo, para quem ainda não viu:


Vê se nitidamente uma semelhança entre os personagens, apenas nas pontas dos cabelos. e o branco dos olhos. Basta dar uma volta pelas ruas das cidades do Brasil velho de guerra, principalmente nas ruas de comercio popular, inúmeros artistas de rua que fazem divulgação para as lojas, lançando mão dos mais diversos personagens. 

Agora que virou noticia na Globo, o Maúricio de Sousa pedindo respeito para com a criação, e os devidos direitos autorais. Que artista de rua roubaria a cena de um megaestusdio de desenhos? Dúvido que sem essa repercussão em torno da Magaly, os diretores da MS aceitassem recebê-la, quanto mais negociar direitos sobre imagem.

São poucos que vivem de arte no Brasil, Mestre Maurício, muito poucos. E a culpa é de quem? Do público que só vai atrás de coisas conhecidas? Das grandes mídias que pendem só para uma coisa insistentemente? Ou dos artistas que mesmo quando são autossustentáveis ainda assim lançam mão de leis de incentivo? Até quando as pessoas serão obrigadas, e o que pior, aceitarem o que alguns enfiam a força dizendo ser cultura, mas nada ártistico?

Assim que todos aceitarem e corrigirem seus erros, talvez cada artista terá seu espaço, e vivendo de sua própria criação.

Sigo ali no @JB_Ziegler sendo pirateado a torto e direito.

3 comentários:

  1. Acho que o Mauricio de Souza não pode exigir nada depois que fez a Turma da Monica teen. #prontofalei

    ResponderExcluir
  2. São poucos os que vivem da arte, ou melhor, sobrevivem dela, eu trabalho na área promocional e posso imaginar o quanto ganha quem faz esse tipo de trabalho. Pode ter certeza que não dá um centésimo daqueles que vivem de royalties e direitos de imagem. Estes, não sabem o que é fazer arte para vender alguma coisa, não sabem o que é passar calor, raiva ou fome. Deveriam, no mínimo, se abster de manifestar-se, em solidariedade à arte livre.

    ResponderExcluir
  3. kkk essa mulher dançando aí tá muito engraçado, eu sou a favor do maurício, Magaly é um personagem infantil e essa daí nem de longe parece uma rs, não posso considerá-la artista de rua, ela genha pra divulgar uma empresa dançando, se fosse artista ela mostraria sua arte para o público e viveria disso, hoje é normal nossos olhos se acostumarem com qualquer vulgaridade, não achei legal ela utilizar um personagem infantil pra dançar daquele jeito, se fosse pra usar um personagem porque não colocou a cabeça da Betty Poop?! daria bem mais certo! -- essa é minha opinião e não vou mudar (independente da enxurrada de comentários contra ele)

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes