01 fevereiro 2011

A Farra da Garantia de Fábrica:

Olá, leitor e consumidor, tudo bom?


Quantas vezes tu já comprou um produto que veio com defeito, de fato, de fábrica? Quantas vezes o defeito apareceu depois de algum tempo de uso? E agora eu te pergunto; quantas vezes tu leu o manual do usuário?


A menos que você seja uma exceção, as pessoas quase não leem os manuais que vêm com os equipamentos adquiridos. Ignoram ou acham de
sinteressante o que ele tem a dizer, usam o equipamento da maneira que acreditam ser a correta, algum defeito aparece e a culpa é do fabricante. E convenhamos, gente reclamando no Brasil é o que não falta.


Vamos a um exemplo: você comprou uma impressora jato de tinta. Promoção no supermercado, cartuchos econômicos; eba! Daí a primeira carga de cartuchos acaba em menos de uma semana, você já pensa que comprou porcaria mas resolve comprar uma nova carga de tinta. Vai numa loja de informática e vê inúmeros modelos de cartuchos. Leva o mais barato, ou o que o vendedor disse que era bom e instala na sua impressora. A impressora não reconhece os cartuchos bagaceiros e pronto; a culpa é da impressora que começou a apresentar defeito do nada!


Parece chato, mas é uma situação que acontece com quase todo mundo! Se você tivesse lido o manual do fabricante, você saberia que a impressora vem com a quantidade certa de tinta na primeira carga dos cartuchos, quantidade suficiente para não vazar tinta durante o transporte da fábrica até a sua casa, nem danificar nenhuma peça por falta de tinta. Se você tivesse lido o manual você saberia também que cartuchos não originais do fabricante, além de poder danificar o equipamento pela qualidade inferior da tinta, invalida o direito a garantia de fábrica.


E assim funciona com cada equipamento que compramos: todos tem seus detalhes e suas exigencias. Você compra o equipamento e é responsável pelo uso dele. Defeitos ocasionados pelo mal uso nunca é culpa do fabricante, pois ele fabricou, colocou no mercado os consumíveis necessários para que ele funcione corretamente, e te deu um manual te dizendo como deve ser usado.

Enfim, a garantia de fábrica é um direito do consumidor seguro por lei. Esse sistema também erra, mas geralmente quem erra é quem mal se informa.


Procon dos blogueiros: @porquene
(Drika é recepcionista de assistência técnica de produtos de informática, todos os dados ou exemplos utilizados no texto são baseados em fatos reais)

5 comentários:

  1. Lembrei de uma Lexmark que comprei e o preço do cartucho original era 80% do preço da impressora nova. Sim, eu aposentei a danada... BJS Dri!

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  2. Exato, quando entra uma Lexmark aqui a gente dá risada. Mesma coisa com notebooks hp, etc.

    Beijo fofura!

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  3. Esse post lembra a sensação incrível que tive no dia em que joguei uma impressora pela janela. Vocês deveriam fazer isso, é ótimo!

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  4. Se consegue fazer mais coisas que se imagina nos aparelhos depois de ler o manual. Há. Mas no Brasil o pessoal não lê nem a bula dos remédios que tomam.

    E quando as assistencias técnicas sabem menos que o usuário?

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  5. Verdade cara, mas tu não sabe o quanto irrita a gente quando o cliente traz o equipamento pra conserto e pergunta se a gente precisa do manual. Qual é cara, tu não leu ele mas a gente tem que ler? Licença né.

    Obrigada pelos comentários, gente!

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