04 fevereiro 2011

Eis um projeto para ganhar dinheiro


Salve artistico leitor do pimentas.

Responda rápido: O que é arte?

Tão subjetiva quanto ao Filme "Chatô: O rei do Brasil", que até hoje só o Guilherme Fontes viu, a arte só se converte verdadeiramente em arte, com o tempo. Assim como um quadro do Van Gogh, considerado marginal e de mau gosto, o máximo qua faziam era dar um proto de comida por uma pintura dele, hoje é gênio da arte. Outro bom exemplo, Fernando Pessoa, ele ficou en segundo num concurso de Poesia e até hoje, ninguém sabe quem foi o primeiro.
Nesse vácuo, surge nos anos 90, a lei que leva o nome do ministro da cultura no governo Collor, e que moldou as regras: Sérgio Rouanet. E desde antes de sua promulgação, está se falando em reforma. Para não ficar de fora a nossa nova ministra Ana Países Baixos de Hollanda, traz o assunto a voga mais uma vez.

Era para incentivar a cultura. Porém, o que vimos, são filmes (quem vai ao cinema ver filme nacional, vê além do logo da lei, a propaganda das empresas), e shows musicais que se pagam na bilheteria, ou com patrocinadores, usar a lei de incentivo. Caso como o do Ator e diretor, Guilherme Fontes, pipocam por ai, inclusive com muitos famosos incluidos.
Quem abre mão de pagar imposto para investir em alguma produção, não pode fazer propaganda, já que o imposto não é para fazer marketing. Muitas produções não comerciais, perdem dinheiro dos projetos, para nomes mais conhecidos, como Ivete Sangalo e Caetano Veloso, e mesmo com o incentivo, os preços dos ingressos são inacessiveis. Ora, tudo ao contrario do que prega a lei.

Mas como a Própria Ivete disse, ela tem direito a usufruir da lei, pois é Brasileira e paga impostos, só que os shows dela se pagam com bilheteria e patrocínio, diferente de inumeros artistas que buscam financiamento para suas obra, que não sabemos se é apurada artisticamente, mas já sabemos de é relevante ou não para o momento.

Concordo com a ministra quando ela diz, que a lei favoreceu mais produtores e patrocinadores do que o público, e diria mais, muitos artistas também. A ministra também critica os altos preços dos ingressos, mas são tantos que pagam meia entrada, que alguém precisa pagar caro pelo acesso dos outros.


Ou as coisas mudam, ou todo mundo vai continuar a pagar o pato, mesmo sem gostar música vai dançar da mesma maneira.

Sigo ali no @JB_Ziegler escrevendo um livro.

Um comentário:

  1. Muitos dos artistas "selados" com o selo da Lei Rouanet prestam um desserviço cultural enorme à sociedade, vide maior parte dos filmes nacionais. Ivete é apenas mais um detalhe cruel. Ana de Holanda é irmã do Chico Buarque, e nada mais. A esquerdinha continua enganando bem e pagando de cult.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes