15 janeiro 2011

TV, pra que te quero?

Olá, tudo beeeeem? (by Paulo Henrique Amorim)

Que a TV brasileira não é mais a mesma todo mundo sabe. As coisas mudaram muito de uns anos pra cá. E isso agora se provou com o resultado do Painel Nacional de Televisão, divulgado essa semana. Veja os números: em 10 anos, a TV Globo perdeu 8,5% de sua audiência; o SBT foi o que mais perdeu audiência: mais de 50% em dez anos; Band e Rede TV não tiveram nenhuma alteração significativa, Só a Record cresceu: 31%.

Comparando esses números, dá pra dizer sem medo que o SBT foi o grande fracasso da TV nos últimos anos. Esses números provam que a forma de trabalhar do - agora pobre - dono do Baú estava errado (e o incrível é que ele continua insistindo na mesma). A Record saiu do poço e cresceu, é fato, e virou vice-líder, além de virar uma marca valiosa (não vou entrar no mérito de onde vem o dinheiro, faça seu julgamento...), mas não chega nem a fazer cócegas na toda-poderosa TV Globo, que continua tão líder como sempre foi; o máximo que a Record conseguiu foi atrapalhar a vida do SBT, e nada mais. Pra quem queria a liderança até 2009, esses números são um belo chute na bunda... Band e Rede TV, apesar de se gabarem com CQC e Pânico na TV, continuam tão insignificantes como sempre foram.

Uma coisa é fato: quem mais complicou a vida da Globo e do SBT foi a internet. Muita gente deixou de ver Zorra Total para ver vídeos YouTube. E pelo jeito as estratégias das TVs de trazer esse público de volta não tem dado certo. Os blogs, vlogs, redes sociais, Twitter continuam a tirar gente da frente da TV todos os dias. Na verdade esse povo muitas vezes só está trocando de monitor, pois o que vêem na internet é tão fútil como o que viam na TV, mas em números essa é uma mudança significativa.

Se as coisas podem mudar? Acho que não...

A gente se vê por aqui: @wesleytalaveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes