11 janeiro 2011

Internet é terra sem lei?


Opa, e aí, povo do Pimentas, como vão?

Corre pela internet, infelizmente, um certo ditado de que internet é "terra sem lei": se fala o que quer, se faz o que quer com quem quiser e ficará por isso mesmo. Às vezes é bem assim, mesmo. Quase todo blogueiro já passou pelo constrangimento de ver um texto seu ser plagiado: copiarem integralmente sem citar a fonte. Ou então alguém já foi trollado na internet. Sem falar no cyberbulling, ou em babacas que resolvem usar o Twitter pra espalhar brigas inúteis entre regiões do país. Além de tudo isso, há os famosos casos de gente que teve senha roubada, conta bancária invadida, número de cartão de crédito rastreado, entre outros crimes.

Mas aos pouquinhos a gente percebe a coisa mudar. Em algumas cidades já existem as delegacias de crimes virtuais, responsáveis por identificar idiotas que se acham acima de qualquer coisa e punir os chamados esses crimes. Numa entrevista ao portal G1, um delegado de uma dessas delegacias comentou algo que me chamou a atenção: o Brasil não tem estrutura necessária pra investigar crimes virtuais (que são diferentes de crimes eletrônicos). Muitas ferramentas usadas nessas delegacias são baixadas gratuitamente pela internet, e ainda há pouquíssimos policiais preparados pra combater esses crimes.

Já que estamos de governo novo, nova Câmara de Deputados - que chega inclusive com salários aumentados - seria bom alguém começar falar nisso, não é? O Brasil ainda precisa crescer muito na investigação de crimes virtuais. Muita gente nesse país ainda sendo prejudicada dentro de casa, com a bunda colada na cadeira.

Me sigam, mas sem trollagem, ok? @wesleytalaveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes