04 dezembro 2010

Você é livre pra falar o que eu quero!


Opa, e aí, amigos pimenteiros?

Desde que assumiu o governo, o Todo-Poderoso Futuro-Ex-Presidente Lula não escondeu de ninguém seu desejo de controlar o que sai nos jornais e na TV. Mas ainda estava em início de governo, e deixou passar batido. Agora com o final de mandato e sua discípula eleita, vem trabalhando para impor limites à imprensa brasileira.

Publicamente, o governo jura de pés juntos que não quer controlar o conteúdo, apenas regulamentar procedimentos. Mas, tratando-se de amigos de Hugo Chavez, Rafael Correa e Evo Morales, já se sabe que a coisa não via ficar por aí, não. Um forum realizado pela TV Cultura em São Paulo debateu isso de uma forma muito clara. Com a presença do Ministro Franklin Martins, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, da presidente da TV Brasil Tereza Cruvinel e outros nomes da comunicação, o debate foi muito claro sobre o tema: todos, exceto os pupilos do governo, rejeitam o tal "controle social da mídia". Isso porque não compete ao governo dizer qual veículo informa bem e qual veículo informa mal.

O que acontece é que o Presidente Lula não sabe lidar com críticas e com quem se opoe a ele. O que quer que seja falado, Lula leva para o lado pessoal e tenta, de um jeito ou de outro, censurar. ele deixou muito clara sua posição sobre a imprensa durante as eleições: pra ele, a imprensa se comporta como um "partido político". E quem vai dizer qual é o certo? Ele?

Uma coisa é certa: quem não sabe lidar com o diferente, não sabe lidar com a democracia. E quem não sabe lidar com a democracia tem umpé fincado no autoritarismo.

Tenho dito!

Um comentário:

  1. Ótimo texto. Quando li sobre isso na Zero Hora fiquei bem alertada. Só quero ver daqui pra frente.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes