06 dezembro 2010

Pirei na teoria da Conspiração

Pimenta na área secreta dos outros é Wikileaks!

Durante muitos milênios as informações foram filtradas das mais diversas maneiras. Manipulações de dados, proibições, enforcamentos, terrorismo de estado, fogueira... enfim, tudo o que você imagina como tortura e violência, multiplique por vinte. No século XV, apenas, surgiu a Prensa móvel, começando ali uma revolução "nunca antes vista na história desse planeta", a revolução da Imprensa.

Os avanços na área da comunicação conseguida depois da invenção de Gutenberg são considerados por muitos como a maior invenção da idade moderna, eu considero como a mais importante de todos os tempos (só vai perder para o tele-transporte), mais até que a invenção da roda e da escrita. Óbvio que sem escrita não haveria imprensa, mas sem a imprensa a escrita valia quase nada.

Com a informação de massa cada vez mais popular, os governos precisaram agir. E basta uma leve vasculhada na história para ver quantas atrocidades foram cometidas por controle absoluto das informações, mesmo criação de informações ou simples distorção dos fatos. E quem ousasse falar a verdade, era preso, torturado, desaparecia ou era considerado um lunático de teorias conspiratorias.

Certamente diante desses fatos, surgem inumeras teorias sobre tudo, entre elas a verdade nua e crua, tão absurda algumas vezes, que ninguém acredita. Uma leve vasculhada numa cinemateca vai aparecer uma centena de milhares de filmes explorando essas teorias, nem sempre, apenas teorias.

A cada dia menos segredos são mantidos, a era da informação chegou para ficar, e expandir. Já existem diversos movimentos democráticos para cercear a livre expressão, mais uma escrita @wesleytalaveira ali no texto Você é livre pra falar o que eu quero!, fala mais sobre o assunto. Mas caros governantes, não tem volta. Embora, o esforço que fazem para manter o povo ignorante a cabresto ainda é bem sucedido.

Sites como o Wikileaks são atacados de todas as formas, seja por hackers dos governos, ou ataques aos servidores, tudo para acabar com uma fonte de informações que provam a manipulação de dados e fatos para melhor atender esses ou aqueles interesses. Até acusação de estupro estão achando na ficha de Julian Assange. Não sei a verdade, nem farei julgamentos à distância, mas ao que parece a único violação que houve aqui, foi da inocência do povo, e certamente Assange não tem culpa disso.

Há! São os mesmo que criticam o ferrolho à imprensa praticado pela China!

Estou ali no @JB_Ziegler detido na área 51

2 comentários:

  1. Adorei o texto, pirei contigo, juro!
    Muito bem bolado!

    ResponderExcluir
  2. Isso é conspiração?

    Bah! Já não consigo mais acreditar em nada. Acho que minha sombra está tramando algo contra mim...

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes