30 dezembro 2010

Os Souvenirs do Presidente Lula:

Olá leitores!

Saiu essa semana na Revista Época uma relação das coisas que o presidente Lula levará de sua atual residência quando seu mandato terminar. Reza a lenda que nesses oito anos de mandato, Lula ganhou mais de oito mil "presentinhos".


De
ntre tantos souvenirs do senhor presidente, encontram-se camisas de times de futebol assinadas por Kaká, um cristal negro com gravações da primeira Constituição dos Estados Unidos, presente de Barack Obama; caixas de charutos cubanos remetidas por Fidel Castro, um capacete de Ayrton Senna, doado por Viviane Senna, etc.

No singelo acervo do presidente, os presentes dos populares e das celebridades se misturam, como se não houvessem diferenças nas importâncias das lembrancinhas. Mas engana-se quem pensa que esse acervo é mantido por mera consideração aqueles que presentearam: é lei para os presidentes brasileiros expor o acervo de presentes acumulados diante do mandato.

Essa lei foi sugerida por Sarney, inspirado nas bibliotecas presidenciáveis dos Estados Unidos. Sarney dizia que, por mais pessoais que fossem os presentes enviados a um presidente, todos eles são de interesse público. Também foi uma for
ma de prever outros leilões como fez Dulce Figueiredo, viúva do ex-presidente João Baptista Figueiredo, no período militar.

Veja alguns dos presentes que estarão, em breve, expostos em um depósito na grande São Paulo. A mudança dos presentes será feita por transportadoras, mas boa parte das jóias e objetos de valor será transportada por aviões da Força Aérea Brasileira, para não pagar seguro a essas peças, o que tornaria a mudança cara demais. Serão, a princípio, trezentos metros quadrados de depósito com ambiente climatizado. A única dúvida da Dona Marisa, primeira dama, é sobre as jóias que recebeu, que totalizam três armários cheios e não se sabe se serão expostas ou guardadas.













Uns com tanto, outros com tão pouco. Eu já me contentaria com aquela inusitada batedeira.

Brindes personalizados: @porquene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes