23 dezembro 2010

Na Record ou na Globo?


Opa, e aí, pimenteiros, como vão?

Essa semana estava eu sentado calmamente no ônibus voltando pra casa, mais precisamente em frente ao Hospital Municipal de M. Boi Mirim, lendo meu livro sossegadamente (aproveitando que os funkeiros FDP tinham dado uma trégua com o celular) quando ouvi duas mulheres conversando:
-Cê viu a reportage do Fantástico falano sobre esse hospital?
-Vi, menina. A coisa tá feia aí, andam matano gestante. Teve uma muié que veio fazê parto aí e ficou ruim da cabeça. Misericórdia, Jesuis!

A "reportage" que a mulher se referiu foi uma exibida no programa Domingo Espetacular, da Record, que denunciava o mau atendimento do hospital e váris erros médicos acontecidos ali. Mas na verdade não é sobre isso que quero falar. Acontece que a mulher disse que viu a "reportage" no Fantástico, do bocejador Zeca Camargo da Globo. E a tal reportagem passou no programa do irritantemente chato Paulo Henrique Amorim da Record. Até aí você pergunta: E daí?

Pense comigo: você é um repórter da Record, tem todo o trabalho de se deslocar da Barra Funda até os recônditos do Cafundó onde fica o tal hospital. Chega, tem de engolir seco o "não" que recebe de uma enfermeirazinha ridícula, ouve diretores reclamarem por você estar investigando uma denúcia grave. E depois de tudo seu trabalho sequer é lembrado na emissora onde você trabalha. Pelo contrário: você rala pra conseguir uma matéria legal e quem fica com a fama é a emissora que faz especiais sobre a vida do Fiuk.

Por que isso acontece? Talvez porque o Domingo Espetacular da Record seja uma cópia descarada do Fantástico, da Globo. Ninguém da turma do bispo pensou em dar ao programa uma cara própria. Ao invés de fazerem do programa algo diferente, a Recó simplesmente fez o CTRL+C / CTRL+V do concorrente, como é com a maioria da programação dela.

Você se pergunta novamente: e daí? Daí que pra quem sonha com a liderança (aliás, a meta da Record pra chegar na liderança era 2009...), ter seus programas confundidos com o do concorrente não é algo a se comemorar.

A gente se vê por aqui: @wesleytalaveira

2 comentários:

Apimente você também

Artigos recentes