05 novembro 2010

Redes Sociais. O Nordeste é logo ali.




Olá leitores Brasileiros do Pimentas no Reino.

Enquanto a poeira xenofóbica baixa, e eu sei que vai baixar, fica a sensação de que algo está errado na terra das redes sociais.  O Twitter, de início já mostrou suas tendências separatistas, e tem um perfil todo próprio,  por isso, se você é um "orkuteiro" profissional, nada contra, mas não vai se dar bem nesta rede. É outro tipo de dinâmica e de informação. Isso não quer dizer que você não possa tentar, ou se adaptar,  mas saiba que não estará livre de uma "trollada" a qualquer momento.
Essa é a regra do jogo, celebridades  são escurraçadas, e pseudo celebridades alcançam momentos de status heróico, ou ainda como no caso da jovem Mayara Petruso, estudante de Direito, tornam-se pessoas detestadas.

Todos nós temos opiniões duras e críticas.
Eu mesmo sou avesso ao atual sistema político brasileiro, Sou sim a favor de separar a gestão por estado, o que não quer dizer "separar" os estados, desmembrar a federação, nada disso. Apenas acho que os estados deveriam ter autonomia legislativa, isso fortaleceria seu desenvolvimento interno, inclusive o Nordeste, alvo do preconceito em função da eleição de Dilma seria fortalecido e valorizado, e talvez não tivéssemos lá tanta miséria e ignorância. Mesmo assim, este problema não é, nem nunca foi, exclusividade desta região.

Aqui no Pimentas temos pessoas de todos os cantos, que se uniram em torno desta idéia, compartilham e fazem da rede social uma ferramenta de crítica, política, humor, e com uma sensação belíssima de que somos, literalmente, vizinhos. Tomamos café, trocamos piadas, pautas, empurrões, emprestamos açúcar, tudo pela WEB.
E é assim mesmo que funciona, antes de vender, divulgar ou fazer qualquer tipo de campanha, as redes sociais servem para aproximar as pessoas, melhorar a comunicação. A piada pronta fica por conta de gente como Mayara, que desperdiçou "twites" preciosos culpando o povo e a cultura nordestina por sua própria falta de senso de cidadania, aliás, exacerbada pelo fato de ser uma estudante de Direito. 
Mayra serve, ao menos, para valorizar a sensação que tenho ao estar aqui neste blog e nas redes sociais. O Brasil, é Brasil em qualquer lugar, e o Nordeste, é logo ali. 

estou ali falando com os vizinhos da Bahia: @allanlpereira 
(com colaboração de  @_Canela_ através de um belo post sobre o tema)

7 comentários:

  1. Digo e repito: se nordestino fosse preguiçoso, SP não tinha prédio. Se o povo do sul fosse tão sério, Salvador não tinha carnaval nem João Pessoa tinha tanto puteiro (isso quem me disse foi o Raimundo).
    Eu sou branca e gaúcha. Meu pai era branco e baiano. Meu marido é preto e baiano. Meu filho é baiano, ainda de cor indefinida, mas parece que vai optar pelo bege escuro.
    E no que isso influencia?
    PORRA NENHUMA.

    Quer um pretexto bom pra criar tag no Twitter? Violência doméstica. Tem no país todo. Quer outro? Prostituição infantil. "Ah Ana, isso tem mais no Norte". É sim, mas quem come as meninas é do sul/sudeste.
    E aí?

    No dia da palhaçada eu twittei: Dá pra parar com essa babaquice? Dá pra tentar ser só humado?"
    Vou ali trabalhar, coisa de brasileiro, independente de onde tenha nascido.

    ResponderExcluir
  2. Ah, sim, também tenho esse sonho de ver os Estados "se governando", mas acho que continuaremos vivendo nesse pesadelo de União. :p

    ResponderExcluir
  3. Gostei. O Nordeste é logo ali mesmo! Eu, por exemplo, tô aqui em Fortaleza e me sinto bem próxima a vcs! Aliás, vai um açucar ai?! heheh bjo, parabéns pelo texto =)

    ResponderExcluir
  4. Assino embaixo, Ana. Valeu pelo coment.

    ResponderExcluir
  5. Eu também.
    E mais, Republica do Pampa é coisa de cuzão!
    Vamo aprende a se respeitar, dar valor ao povo brasileiro porque o que nos fode é essa corja.
    (sim, hoje eu to revoltado)

    ResponderExcluir
  6. Dá-lhe Ramiro! E Adriana, muito obrigado, sinta-se em casa. Quanto ao açúcar, como hoje é sexta-feira, o pessoal deixou a despensa vazia, e optou pela forma mais líquida da cana. Essa por aqui não falta! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Sou favoravél a Republica do Pampa, me caro Ramiro, mas não por preconceito, mas uma dinamica melhor de administração e melhores investimentos, com o governo e a grana mais perto do povo, mas já ficaria bem faceiro com a Federação de fato.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes