11 novembro 2010

A Lei do USo e Desuso no ENEM



Olá, leitor do Pimentas, como está o seu humor hoje?

O meu está péssimo, quer saber porquê?
Porque eu sou mais uma estudante entre os milhões de inscritos para participar do Exame Nacional do Ensino Médio. Assim como muitos, passei o ano inteiro estudando para utilizar essa prova como forma de ingresso em uma universidade concorrida e quem sabe, conseguir uma bolsa de estudos que me desse dignidade e condições para estudar, tendo um futuro seguro com um bom diploma nas mãos. Em troca de toda essa expectativa e esforço, tenho um monte de informações erradas e provas incompletas, além de tantos erros apontados por estudantes tão desapontados quanto eu.

De um lado, uma juíza suspende as provas temporariamente. De outro, o presidente do país que ignora os fatos ocorridos e afirma que o exame foi um sucesso. Agora, nem os gabaritos das questões serão divulgados. Ninguém sabe dizer se o ENEM foi realmente cancelado, suspenso, ou se foi tudo um sucesso, como disse o presidente Lula.

Não dizem que o ENEM é um ensaio para a vida? Estamos ensaiando desde cedo a sermos irresponsáveis. É para esse futuro que impulsionam os jovens.

Entre as questões da prova de sábado, me chamou atenção uma que testava o conhecimento do estudante sobre as teorias de Lamarck. A pergunta questionava sobre a adaptação dos seres vivos à evolução segundo as teorias do naturalista. Eu proponho ao Ministério da Educação uma adaptação à prova do ENEM segundo a mesma teoria de Lamarck: Se as coisas continuarem assim pro lado dos estudantes, utilizemos as leis do Uso e Desuso e deixemos a educação se extinguir por completo, desabilitando, por fim, a capacidade da sociedade de pensar por falta de uso.

Vou brincar de ser gente grande ali no Twitter, me encontrem atrás das enciclopédias no @porquene.

2 comentários:

  1. Parabéns Drika. O nível do post já lhe deveria render a Bolsa. Quanto ao ENEM, deixou de ser um exame sério quando permitiram que houvessem cursos preparatórios para uma prova que se diz de avaliação do ensino. Não tem nada mais sem lógica. A bolsa deveria ser mérito dos resultados obtidos em sala de aula, através do próprio boletim. Isso dispensaria esse stress a que os estudantes estão submetidos, e valorizaria o trabalho nas escolas.

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  2. Olá, Allan, obrigada por comentar!

    Mas para que as notas dos boletins valessem para bolsas de estudos a educação teria que melhorar muito, principalmente a pública. Tenho professores com capacidades vergonhosas, que dão aulas de brincadeira e distribuem notas por nada. Avaliações regionais, ou até estaduais, seriam mais corretas, pois além de testar a educação do Estado, teriam uma menor probabilidade de apresentar erros dessa proporção nos exames.

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