07 novembro 2010

Filhos Problemáticos: Quem culpar?

Falta de educação e de limites vindos da família, carência na estrutura de acolhida e ensino das escolas, péssimas condições de habitação das áreas suburbanas, drogas e marginalidade incentivadas pela falta de policiamento suficiente... Quando temos um adolescente problema em casa são inúmeros os motivos que justifiquem o comportamento do indivíduo em questão; mas poucas às soluções imediatas.


Culpar alguém é a primeira iniciativa, isso quando não culpamos a nós mesmos. Encontrar uma forma de diálogo seria a primeira opção inteligente. O ser humano passa por diversas fases na vida, de altos e baixos, erros e acertos. Seria ótimo se todas as pessoas tivessem a capacidade de aprender com seus erros; isso é válido também na hora da educação. Se um pai passou por determinadas situações na juventude, seria uma atitude protetora avisar os filhos dos males que tais escolhas trazem consigo. Não seria uma forma de impedir que o filho viva, mas de prevenir prováveis futuros erros, baseando-se em experiências do passado. E quem se importa se são épocas diferentes? Sabedoria não tem idade nem idioma, não há gírias que criem barreiras quando o assunto é sério.


Mas o que dizer quando o "adolescente problema" aponta o dedo nos erros dos pais para justificar as suas falhas, como é o caso daquela jovem atriz Lindsay Lohan? A atriz de vinte e quatro anos, que nada mais tem de adolescente, é constantemente alvo da mídia ao expor sua vida pessoal em meio a tantos escândalos. Seu comportamento alcoolicamente agressivo no trânsito, envolvimento com drogas, relapsidade às audiências dos processos que acabou colecionando nos últimos anos: para todos esses problemas Lindsay parece ter uma justificativa na ponta da língua. O mal exemplo que veio de casa é o álibi, é com ele que a atriz se desculpa por suas falhas, enquanto se alivia por ter tido uma família problema que a ensinasse a ser desse jeito, como se a sociedade não tivesse problemas em casa e não soubesse como resolvê-los embaixo de seu próprio teto.

É claro que julgar o comportamento de uma família desconhecida e analisar sua forma de encarar a vida e seus problemas, baseando-se nas informações repassadas por terceiros (leia-se revistas sensacionalistas de fofocas) parece, e realmente me parece, precipitado e um tanto equivocado. Mas a imagem que se tem de Lindsay não é diferente da imagem de tantos outros jovens que usaram o dinheiro, a fama e os problemas familiares como desculpa para fazerem bobagens depois de grandes; nos permitindo assistir esse verdadeiro circo da vergonha enquanto usamos essa jovem como parâmetro do que não queremos como filhos.
Digo isso porque são vários os casos de jovens de classe alta que acreditam estar acima de todas as leis de bom senso por serem donos de uma estabilidade social confiável, que se envolvem com tráfico e crimes, arruinando seu futuro e sua família.


É impossível, para mim, compreender o motivo que leva uma adulta a se esconder atrás dos erros do passado de sua família. Não que eles não tenham culpa, pois provavelmente existem muitas crises e brigas de família envolvendo Lohan e seus parentes. Até acredito que seja resultado de uma falta de limites rigoros e de exemplos positivos sob o mesmo teto. Apenas me ponho no lugar de uma pessoa que tem tudo na vida e não sabe dar valor a isso; não sabe se reerguer e retomar sua carreira e vida social do ponto interrompido. Quando temos o dom de recomeçar do ponto em que se parou, devemos aproveitar essa segunda chance que poucos têm, utilizando os erros passados como uma cicatriz a ser carregada para o resto da vida, aprendendo a não ferir novamente tais lugares, enquanto se evolui e se reconstrói mais solidamente que antes.

Enfim, cada cabeça tem sua sentença e carrega consigo as definições de bem e mal, certo e errado. Aliás, as definições de certo e errado dos seres humanos estão muito distorcidas em diversos aspectos, vejo isso pelo meu ponto de vista. Talvez o certo e errado na cabeça dessa adulta não esteja claro o suficiente, talvez ela realmente tenha se traumatizado quando criança com os problemas de seus pais, ou talvez ela seja só mais uma palhaça desse grande circo chamado de "Mundo das Celebridades", onde os valores humanos nos parecem cada dia mais esquecidos e ignorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes