09 novembro 2010

E vêm mierda por ai...

Salve, salve galera sustentável do Pimentas!

Pois novos dossiês ecológicos da Fundação Living Planet estão avisando que nós humanos estamos extrapolando os recursos planetários.
Isso não é novidade, eu, você e até o Tiririca sabe...
Mas o relatório ambiental aponta que nos últimos 50 anos a demanda humana por recursos naturais dobrou, e a previsão é que para mantermos os atuais avanços globais, a Terra precisará a capacidade de duas Terras lá pelo ano de 2030.
A vida selvagem é que mais sofre a pressão desse crescimento desenfreado. Calcula-se que as espécies selvagens populacionais decaíram 60% em 3 décadas.
É claro que há diferença entre as riquezas das nações nessas estatísticas...
Países ricos tendem ao desperdício e a sobrecarga dos recursos naturais.

A Russia que ocupava a 15º posição no ranking de pegadas ecológicas (demanda humana pelos ecosistemas terrestres) passou para 31º. Isso não por dimuninuir suas emissões mas por manter-se no mesmo nível enquanto outros países extrapolaram.
A pequena Irlanda é o décimo colocado numa lista cujos 5 primeiros são: Emirados Árabes, Qatar, Dinamarca, Bélgica e Estados Unidos.


Nosso querido, amado, idolatrado, salve salve, Brasil vem perdendo áreas importantes de conservação para a indústria, o pasto, as madereiras, carvoarias, hidrelétricas e o escambau... Com o espetáculo do crescimento contribuindo, começamos a preocupar globalmente haja vista que eramos um dos principais mantenedores dos países deficitários em sustentabilidade. Estamos na 36º posição e subindo. Como preservação não dá lucro; e cobrar imposto dos demais países nem se fala, o Brasil passa a adotar uma postura semelhante de crescimento maior que as áreas de preservação.  Em apenas dois anos passamos de uma área de 2,38 para 2,20 hectares por habitante (redução de 7,56%).

Se todos mantivermos os atuais hábitos de vida, será necessário no pico; 2,75 planetas para nos manter.
No pico eu digo, pois o crescimento populacional esta estacionando e tende a haver um decréscimo de pessoas num futuro a médio prazo...
Traduzindo, a coisa não será nada fácil para os nossos filhos e netos.
Vou ali plantar uma árvore, pois blog eu já escrevi e um filho já fiz...

To no @indioveio enquanto houver oxigênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes