14 outubro 2010

Ziraldo ri alto (da nossa cara...)


Olá amalucados leitores do Pimentas no Reino.

Já tinhamos citado aqui o cartunista Ziraldo, cuja perseguição sofrida no período da ditadura converteu-se no seu maior provedor. Pra quem não sabe, o pai do Menino Maluquinho e o cartunista Jaguar receberam a contraditória indenização da lei da anistia no valor de de R$ 1 milhão, e ainda uma pensão vitalícia de R$ 4.375,88. Ziraldo ainda tentou reajustar a pensão com a negativa da Justiça Federal, para R$ 19.432,91, alegando que o outro valor era compatível apenas com a função de jornalista, e não com as funções de direção de arte e até de presidência de jornal que ele chegou a exercer.

Sobre as indenizações, Ziraldo se defendeu dizendo que "o Brasil lhe devia" tal indenização, e sentenciou: "Eu quero que morra quem está me criticando. Porque é tudo cagão e não botou o dedo na seringa. Enquanto eu estava xingando o Figueiredo e fazendo charge contra todo mundo, eles estavam servindo à ditadura e tomando cafezinho com o Golbery. Então, qualquer crítica que se fizer em relação ao que está acontecendo conosco eu estou me lixando".


Não parece que o Millôr Fernandes compartilha do mesmo ponto de vista. Além de se negar a pedir a milionária indenização, questionou com seu sarcasmo Milloriano: "Quer dizer que aquilo não era ideologia, era investimento?"
Pois bem Millor, parece que era...

Agora as tais indenizações parecem ter virado segunda fonte de renda para Ziraldo. A direção da Rede Brasil, aquela emissora de televisão que ninguém assiste, fechou um contratinho interessante com Ziraldo, para produzir uma série de 38 programas infantis chamada “ABZ do Ziraldo", que irão ao ar no enfadonho horário do meio-dia de domingo.

Até aí tudo bem, não fosse o custo da produção, que será  de 1,9 milhão de reais. Sim, 1 milhão e 900 mil reais, ou ainda R$ 1.900.000,00.
  Sr. Cotonete sequestrando várias criançasa e colocando em suas cabeças um dispositivo que faz o cérebro parar.

Enquanto produtores e artistas sérios hoje mendigam a Lei Rouanet para seus projetos, muito mais importantes que o Menino Maluquinho, o nosso amigo, sempre graciosamente disfarçado de Cotonete, vai levando a grana que poderia produzir muitos, eu disse, muitos espetáculos teatrais de qualidade, por exemplo. Só esse valor aí cobre mais de 90% dos projetos liberados em Curitiba em 01 ano! Aqui, a encenação popular da Paixão de Cristo custa 100 mil reais, com 1100 atores e figurantes, dez palcos e luz e som num espetáculo para 35 mil pessoas!


Amiguinho da esquerda festiva, e bosta festa nisso, o mestre Ziraldo continua fazendo humor, com a minha e com a sua cara, amigo eleitor pimenteiro, e grudado nas tetinhas já caídas do Estado.
Agora a pergunta, quem poderá nos ajudar a desmamar essa criatura? Dilma?

Dá licença, vou ali terminar o orçamento do meu projeto Cultural, que é financiado com recursos do bolso da nossa equipe, viu sr. Cotonete? (quem tiver, me passa o telefone da Sala de Justiça, ou do professor Xavier).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes