22 outubro 2010

Recado à Turma do Pode Tudo: "Pede pra Sair!"

Olá leitores apimentados 

Esse post é uma ode ao desafio do pensamento livre, mas ao mesmo tempo responsável. 
Acabo de assistir ao filme Tropa de Elite 2, e preciso aproveitar esse momento de pura indignação, pois são raros estes em que a escassa produção cultural brasileira nos leva a pensar, não deixarei, portanto,  passar em branco. 


Apesar dos recordes de bilheteria já no lançamento, o Capitão Nascimento parece que deixou de ser o herói do primeiro filme.  Não vejo o mesmo impacto, os mesmos comentários,  talvez por que o herói do primeiro filme era mais "malvado" do que esse, engravatado. Mas logo de cara simpatizei com nosso protagonista,  e essa análise seguirá em contexto público-obra, afinal, não sei p# nenhuma de cinema para analisar o filme sob critérios técnicos, mas posso julgar sua mensagem e o impacto no seu público, no caso, todo mundo. 

O filme começa com a demonstração de divergências ideológicas, os defensores dos direitos humanos, os bandidos desumanos e um BOPE apenas cumpridor dos seus objetivos. E descamba para uma politicagem conhecida de todos nós. O inimigo agora é a política, corrupta e inepta, mas arrisco dizer que José Padilha não deixou de mirar para o principal causador das nossas chamadas doenças sociais: apresento-lhes , em primeira mão, a turma do "pode tudo". 

A turma do "Pode Tudo" se qualifica como defensora de uma liberdade comprada, de direitos de minorias .Com um discurso esquerdopata convincente, torna a sociedade promíscua e sem valores. Na turma do "Pode Tudo" tem gente de tudo que é cor, crença, orientação sexual e alimentar, e ali não há regras suficientes, qualquer tentativa de disciplina é considerada fascista e anti-democrática. Nesta turma está você, que acredita que o Estado deva manter sua vida em dia, através de esmolas assistenciais de toda espécie. Também está você, que usa drogas, mesmo que  "socialmente", por que acha "cool" , e depois vai ser bem tratado, como um doente, pelo Estado.  Nesta turma estão os adolescentes coloridos, que cresceram pensando que a civilização é obrigada a conviver com sua demência cultural e irresponsabilidade social. 

Essa turma é sustentada por um sistema conhecido como a "Social Democracia" ou ainda "Democracia Trabalhista", onde os sindicatos são os donos da verdade e transformam o mercado de trabalho nas suas tetas eternas, que transbordam em suas bocas imundas um leite perverso que custou o suor do trabalho de muita gente. Nesta turma, também está você, intelectual que fez silêncio diante da esbórnia  e da luxúria que acontecem nos bastidores da organização política que você defende, com seus discursinhos libertários e sem sentido prático, que só enganam aqueles adolescentes que já citei aqui, e  os adultos, tão corruptos quanto vocês. 

A liberdade que a turma do Pode Tudo vende é a maior das doenças sociais. 
Traficantes e policiais corruptos são realmente uma pequena parte do processo. No filme, o agora Coronel Nascimento não se deixa vencer pelo sistema e acaba causando um "bug" na máquina corrupta do estado.  Tropa de Elite 2 não é somente um retrato, mas a fidelização nítida e real da nossa vergonhosa teia de costumes brasileiros.  Mas é fácil perceber quantos saíram, pelo menos indignados da sala de cinema. Outros estão tão alienados que a mensagem apenas passou. Para estes, e para vocês, elogiados no parágrafo anterior, resta esperar que o Coronel Nascimento ensine algo.  Para os que entenderam a mensagem, resta a tristeza de saber que o herói é apenas ficção. 

A doença social, no entanto, é bem real. Pra quem viu o filme, fica um vídeo como recordação. Será que os distintos personagens abaixo lembram alguém?


Não gostou? Pede pra sair, eu continuo aqui @allanlpereira

4 comentários:

  1. CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP!

    ResponderExcluir
  2. Bom texto, agora só uma coisinha: a verdadeira "Social Democracia" não existe no Brasil. O sistema que (des)norteia nosso país é a Democracia Representativa, é bem diferente. Vou te passar um exemplo do que seria uma verdadeira social democracia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_da_Su%C3%A9cia. Tá, é do wikipédia, mas tá valendo.

    ResponderExcluir
  3. Bom texto, agora só uma coisinha: a verdadeira "Social Democracia" não existe no Brasil. O sistema que (des)norteia nosso país é a Democracia Representativa, é bem diferente. Vou te passar um exemplo do que seria uma verdadeira social democracia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_da_Su%C3%A9cia. Tá, é do wikipédia, mas tá valendo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Alvim! E arq4periodo muito obrigado também pela participação. Só que o link que me mandou é de uma democracia parlamentar, que também é meu sonho de consumo; mas independente disso, citei a atual situação como Social Democracia mais pela denominação infame do PSDB, que é um partido de centro-esquerda. O que não temos aqui, na verdade, é a direita. Abraços e continue com a gente!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes