25 outubro 2010

Quer ser empresário e pagar pouco imposto? Simples: é só não ter diploma!

E aí povo do Pimentas, beleza? Pagando muito imposto aí?

Eis que esta pessoa aqui pediu demissão. É, cansei, sabe? Bico daqui, freela dali, rolou a ideia de abrir uma empresa. Tipo passar a assinar como pessoa jurídica, sabe? Aí fui conhecer minhas alternativas e, na boa? Seria cômico se não fosse trágico.

A primeira opção é me tornar uma Empreendedora Individual. Achei lindo, até porque vou trabalhar sozinha mesmo... Uma taxa de R$56,00 por mês mais R$1,00 por ser prestadora de serviços, que maravilha!

Não posso, tenho nível superior. Segundo a atendente do SEBRAE, “alto grau de conhecimento impossibilita que a senhora seja uma empreendedora individual, senhora. O EI foi criado para pessoas de nível mais baixo, como pintores etc”. Legal hein? O pedreiro aqui de casa, o famoso “Black Night” (e pelo apelido tu realiza o grau de negritude do indivíduo), ganha quase 5 mil reais por mês e, nas horas vagas, é hacker. E não paga imposto.

Segunda opção: abrir uma microempresa e optar pelo SIMPLES.
Fui consultar a amiga contadora @LuLagoas, já que empresários que optam por este sistema precisam de um contador que assine a papelada. Lu ame passou uma lista de documentos pra eu tirar cópias autenticadas, vários lugares pra ir pedir alvará disso, autorização daquilo, site pra baixar programa, e me pediu pra aguardar enquanto ela pesquisava o código da minha ocupação. Fiquei alegre e retumbante, mesmo com o SIMPLES o imposto ficaria “pagável”. O engraçado dessa taxa é que ela sobe quando teu lucro sobe, mas não cai quando o lucro desce. Tipo preço de combustível.

Não posso. Serviços como o de redação precisam pagar imposto por lucro presumido ou lucro real. Posso traduzir? TUFO. Uma atividade como a minha inviabiliza assumir esse tipo de compromisso.

Aí aceitei a terceira opção: fazer o que o governo faz comigo.
Apertei o botão do foda-se e vou ficar na informalidade. Entre dar dinheiro pra quem não faz nada e pagar minhas contas, o que parece mais SIMPLES?

2 comentários:

  1. Caraca! Benefício fiscal para quem não tem curso superior? Pra que estudar meu povo?????

    ResponderExcluir
  2. Acho legal o pessoal que tem diploma e curso superior, mas isso deixa os diplomados muito metidos. Na minha empresa os melhores funcionários são aqueles dedicados e capazes e não os que tem diplomas. Parece que todo mundo se pindura no "Certificado de Conclusão e Graduação do Universo de Idéias" para poder dizer que tem ou não, que ganhar mais que alguém que é muito mais produtivo, inteligente e capaz. Cada um ganha o que merece e o que o mercado paga. E o CNAE não é beneficio fiscal é enquadramento de tributação.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes