19 outubro 2010

Porque votar (ou não votar) em Serra ou Dilma

"Não resisto seus lábios vermelhos, sabia?"
"Aqui na frente de todo mundo não! Comporte-se!"

Opa, e aí, meu povo do Pimentas, tudo bem?

Pois bem, estamos no segundo turno das eleições e eu havia prometido no meu blog não me manifestar em favor de nenhum candidato específico, principalmente por considerar os dois muito parecidos. Tanto Serra como Dilma tem o mesmo projeto desenvolvimentista que só constroi hospital, escola, mas não tem nenhum programa firme, sustentável, como base disso tudo.

Por isso, acho que posso fazer uma analise franca e imparcial sobre os dois candidatos. Tá, isso a mídia vem prometendo a tempos e não consegue fazer, mas eu vou tentar. Acho que os dois candidatos tem motivos para receber e não receber votos.  Veja a minha opinião (bem lembrado: é a MINHA opinião, e não a do Pimentas no Reino) sobre os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Houssef (PT):

Porque VOTAR em Serra:
O Serra tem experiência. Não caiu de paraquédas na política, nem foi escolhido de última hora por um partido. Já fez de tudo que se pode imaginar: foi líder da UNE, professor universitário, secretário do presidente João Goulart, senador, ministro, prefeito e governador. Em SP não foi o melhor (não sei se SP ja teve o "melhor"...), mas foi bom, até. O estado deu um salto no nível de ensino técnico, além de manter as contas públicas em dia. O Metrô, apesar de lento (muito lento), cresceu. Enfim, durante o governo Serra se tinha a sensação de que tinha alguém trabalhando e pensando pelo estado.

Porque NÃO VOTAR em Serra:
A nível nacional, Serra me faz lembrar a política velha, um jeito antiquado de governar, aliado aos jurássicos do DEM e sem a confiança popular que o governo federal precisa ter. Além disso, Serra é lento. Além de ser ruim de dividir tarefas, é muito burocrático em tudo que faz, o que acaba por atrasar projetos. Sem falar que o vice do Serra, o Índio da Costa (DEM) é sinistro!


Porque VOTAR em Dilma:
Dilma representa a continuidade de um processo de mudança que começou com Itamar Franco (o do topete), seguiu com FHC e deu uma bela acelerada com Lula. Lula não foi o autor de tanta coisa como ele costuma dizer, se lembrarmos que o Bolsa Família foi a junção de projetos do PSDB. Aliás, o Bolsa Família foi sugestão de Marconi Perillo, do PSDB. Mas Lula ajeitou muito do que já tinha, e deu uma dinamizada. Inegavelmente se deve reconhcer que o Brasil está mudando. E Dilma representa a continuidade disso tudo.

Porque NÃO VOTAR em Dilma:
Dilma não tem a grandeza de um líder, assim como tem o Lula. Falta nela a experiência política para lidar com partidos, com gente fanática que quer por toda maneira aprovar projetos tresloucados que tenta transformar o Brasil numa grande Venezuela. O presidente da República precisa ser maior que seu partido, para ter voz, ter autoridade sobre seus filiados, e Dilma não tem nada disso. Dilma não é líder, ela é brava (como diriao Zé Simao, é o "pitbull com TPM"), e são coisas BEM diferentes. Além disso, Dilma e o PT mostraram não ter qualquer escrúpulo com alianças políticas: se o Serra tem os jurássicos do DEM, a Dilma tem toda a corja Sarney ao seu lado, além do Collor e, mais recentemente, o partido do Maluf.

Fiz confusão na cabeça de vocês? A minha tb tá muto confusa ainda. Como se costuma dizer, no primeiro turno a gente vota naquele com quem se identifica mais; no segundo turno vota no "menos pior". Espero conseguir resolver isso até o dia 31.

13 comentários:

  1. Excelente análise. O melhor "resumão" imparcial que já li sobre o 2º turno.

    ResponderExcluir
  2. Wesley, ótima análise!!

    Durante as campanhas da Dilma, eles esquecem que a política econômica do governo Lula é a mesma do FCH e por isso a economia mantevesse forte e somos menos sensíveis ás crises externas, como fomos nas crises Russa e Asiática...

    Tá bem complicado de definir em quem votar!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. então, não achei imparcial, pois vc enumerou mais qualidades e menos defeitos ao serra. é uma tentativa, mas percebi uma tendenciazinha serrista e um pouco machista, com o mesmo tipo críticas sobre a "assertividade" de Dilma, q vc chama de agressividade. mas enfim, pode ser somente uma visão minha, que já declarei publicamente voto na Dilma.
    Mas valeu

    ResponderExcluir
  4. Poderia ter dito sobre a maioria parlamentar de apoio que a dilma tem ...

    ResponderExcluir
  5. Realmente poderia E-stória...

    se este fosse um blog tendencioso e/ou petista fanático que não conseguisse falar com um mínimo de sanidade.

    ResponderExcluir
  6. Márcia,

    Obrigado pela visita e pelo comentário.

    Tentei ser imparcial e em nenhum momento me tendenciei para qualquer candidato. Disse apenas aquilo que consta na biografia de cada candidato, nas realizações de governo e impressões pessoais minhas. Como você mesma disse que já declarou voto na Dilma, a tendência é sempre ver sua candidata em desvantagem em relação ao concorrente. Mas tenha certeza: a análise foi imparcial.

    Continue com a gente. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Marcia, sei de pessoas que trabalharam com ela quando ela foi secretária de minas e energia do RS que ela realmente é estúpida, no sentido de grosseira, e não assertiva.

    Assertividade é a habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas.

    E essa habilidade a Dilma não tem quando está trabalhando!!

    ResponderExcluir
  8. Alvim Dias tens razão =)
    porém concordo com o texto quando diz que escolheremos o menos pior ..e olhando para as propostas dos dois são as mesmas ladainhas ..porém a dilma saí em vantagem teoricamente com a maioria na bancada ;)

    ResponderExcluir
  9. Tipo assim. Esse foi o melhor texto que li sobre os candidatos. Não denigri a imagem de nenhum dos dois somente apresenta fatos. E contra fatos não há argumento.
    @atrevidoemeio

    ResponderExcluir
  10. E-storia,

    Se a gente pensar que o maior apoio da Dilma vem do PMDB, e o PMDB apoia QUALQUER UM que estiver no governo, a ideia do apoio não tem tanta força. Só lembrar que o atual vice da Dilma, Michel temer, foi braço direito de FHC...

    Mto obrigado pela visita e os comentários.

    Abaço!

    ResponderExcluir
  11. Atrevido,

    Obrigado pela visita e o comentário. Continue com a gente por aqui!

    @wesleytalaveira

    ResponderExcluir
  12. mas q mird de lula dilma e comentario

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes