01 outubro 2010

Debate ou assopra?

E aí povo do Pimentas, tudo em ordem?

Após um pequeno sumiço, estou tentando voltar ao normal. ( se é que isso é possível)

Mas não vim aqui falar de mim, as eleições estão aí na nossa cara, neste domingo serão escolhidos os novos ocupantes do legislativo e do executivo no Brasil.


Na noite de ontem, a Rede Globo fez o seu debate. Estranhei o fato de a Globo ser a última, mas depois vi que era estratégico. A toda-poderosa poderia mudar os rumos das eleições ao bel prazer como já fez uma vez. Assistido o debate e com muitas anotações, fui comparando-as com o primeiro debate.

Os debates não acrescentaram muitas informações, não houve um real debate de ideias e de propostas, as perguntas eram as triviais "No Brasil temos um déficit habitacional, o que o(a) Senhor(a) pretende fazer?", mas vamos analisar a participação de cada um:

  • Plínio de Arruda Sampaio: o primeiro post que eu escrevi falando dele foi em tom jocoso, e não errei. Observando a postura dele nos debates continuei com esse sentimento. No primeiro debate ele insistiu em todas as perguntas que foram feitos a ele que Dilma não respondeu às suas perguntas perdendo belas oportunidades de fazer um debate sério e demonstrou claro deconhecimento sobre as compras das plataformas da Petrobrás nos estaleiros de Rio Grande e Suape. No último debate teve o mesmo comportamento entretanto, dessa vez, insistia que o Brasil deveria parar de pagar os financiamentos e foi um ótimo garçom fazendo perguntas fáceis de responder e dando espaço para os outros candidatos autopromorverem-se;

  • Dilma Roussef: No primeiro debate estava muito mais calma, parecia ter estudado um pouco mais os temas do debate ou não foi posta em xeque porém, nesse último debate foi diferente. Demonstrou nervosismo e até um certo descontrole em alguns momentos como quando foi questionada por Plínio sobre a questão do saneamento, momento no qual a Ministra lançou a pérola "Manaus tem o maior manancial de água tratada" e quando houve uma série de risos após a Ministra dizer que todas as doações feitas ao PT são oficiais e estão registradas no TSE. Ela esqueceu do passado recente? Esqueceu que Zé Dirceu está na campanha dela? Ela já esqueceu do caso Erenice Guerra que desde os tempos em que Dilma era ministra já fazia tráfico de influência? Dilma está sendo acometida pela doença chamada Lulísmo? Vai me contar que Dilma não sabia que o filho da Erenice, seu braço direito e fiel como um cão raivoso, não fazia lobby?

  • José Serra: manteve o mesmo perfil do primeiro. Esgueirando-se entre brechas e evocando o passado da prefeitura de São Paulo e do governo do estado, e em algumas ocasiões fazendo evocações ao Governo de FHC. Em muitos questionamentos as respostas sempre terminavam com "vou fazer no Brasil o que eu já fiz em São Paulo". Dentre todas as ideias expostas, a que eu achei mais descabida foi a da Defesa Civil Nacional que seria um grupo de profissionais que ficaria instalado em Brasília a espera das catástrofes climáticas e seriam deslocadas até o local para agirem. Qual a finalidade de colocar mais profissionais dentro da máquina pública para ficarem no ócio? O que eles farão em períodos onde não há catástrofe? Ficarão treinando? Não será melhor fortalecer a Defesa Civil dos municípios que já estão lá próximo ao local onde ocorrem os desastres?

  • Marina Silva: no último debates estava mais bem preparada do que nos anteriores, mas mesmo assim não falou muito de seus projetos, daquilo que pretende fazer para o Brasil melhorar. Achei um tanto estranho o posicionamento dela em relação ao aumento da malha rodoviária do Brasil sendo ela uma defensora do meio ambiente, esperava que ela desse preferência pelo transporte ferroviário ou hidroviário. Quando questionada sobre segurança, sugere uma reforma no sistema policial brasileiro, sem dizer como, e aumento para os policiais, sem informar de onde viria a verba. Ao tratar do tema habitação, faz uma pequena, mas triste, confusão de temas, acaba por envolver o tema Saneamento Básico.

Enfim, não tenho uma grande experiência em votações, creio eu que a maioria da população brasileira não a tenha, pois as eleições diretas para Presidente só voltaram a ocorrer após as Diretas Já, e desde lá não tivemos tantas disputas assim.
Como disse o Allan, estamos com carência de políticos de verdade.
Vou continuar pensando em quem votar, um único voto não vence as eleições, mas farei juz ao meu direito de escolha!
Fui!

Um comentário:

  1. concordo com você, mas ainda achei o serra o mais bem preparado, ele tem todo um passado político, e exerceu bem seus cargo, olha que eu já mudei de voto quatro vezes, mas a beira da eleição acho que fico com Serra mesmo, é o que me pareceu melhor preparado e o que tem reais propostas!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes