15 outubro 2010

Campanha de Revitalização do Voto

Olá singulares eleitores do Pimentas!
Tudo legal?
E aí, ganhou quem você queria que ganhasse?
Pois devo confessar que andei angariando votos... Nem todos para o meu candidato é fato, mas ganhando votos na essência da palavra.
Não foram poucas as pessoas que me disseram que iriam anular o voto pois seu candidato não tinha chances reais de ganhar. Mas como assim?!!
Gente, o voto é exatamente pra expressar a vontade política do cidadão frente a sociedade, não é um jogo de videogame, (na real a urna é, mas deixa pra lá...) que agente  precisa sair vencedor. É muito espírito competitivo perder de W.O. (walk over) pois as pesquisas apontam que a corrida já esta ganha.
Pesquisas alías, que mais uma vez mostraram que a margem de erro não se limita aos 3 pontos para mais ou para menos, não é mesmo? 
Outra coisa é defender o voto nulo como protesto. Voto nulo não é protesto. Voto nulo é passividade. Seria protesto, se realmente mais de 50% dos eleitores o fizessem, exigindo novas eleições com novos candidatos. É utopia acreditar que mais da metade dos brasileiros não terão vinculo politico algum para chegar a esse nível de protesto.

A quantidade de votos em branco nessas eleições também cresceram em relação às eleições passadas e somaram 3,13% da totalidade de votos. Votos em branco demonstram não só o despreparo do brasileiro em escolher seus governantes, mas também confirmam a falta de carisma dos candidatos. Talvez pelas alianças estapafúrdias angariadas no decorrer da campanha por TODOS os candidatos.

Os Estados do Norte e Nordeste ultrapassaram a marca de 19,5% de abstenção e prefiriram pegar uma prainha ou assistir o Domingão do Faustão.

Pude perceber também, muita gente jovem não dando a mínima para essas eleições. Muita gente votando pela primeira vez e já completamente desiludida com os rumos da política no país. Preocupante isso pois o jovem que é um entusiasta por natureza devido a energia, e com aquela ideologia de que querem e podem mudar o mundo estão completamente apáticos no processo eleitoral e preferem ficar ouvindo Restart nos seus MP3.
Portanto pro voto ganhar qualidade, defendo algumas premissas basicas e urgentes:

Primeiro e mais importante de tudo, vota quem quer; dessa forma excluí-se uma grande maioria que vota em quem ta na frente nas pesquisas porque simplismente não tem opção de voto. 

Fim das pesquisas... O voto tem que ser um tiro no escuro.  Pesquisas além de desvituarem o voto, já demonstraram diversas vezes que podem estar 57,4%  erradas...
Abstraindo a campanha subliminar que o menino aí embaixo ta fazendo, o que ele diz, traduz bastante do que virou a pesquisa eleitoral hoje para política brasileira:


Outa coisa, fim de tantas regras...
Com o passar dos anos, o TSE passou a cagar regra pra tudo quanto é coisa em se tratando de eleição. A compra de voto, que antes era feita de forma clandestina, acabou sendo institucionalizada com a promessa de aumento no salário minimo, bolsa isso, bolsa aquilo, auxilio isso, auxilio aquilo outro...  Ufa, haja arrecadação para alimentar essa máquina não é mesmo? Aí, ha UMA semana das eleições, ainda estavam discutindo a validade dos votos para candidatos ficha suja, ou a obrigatoriedade ou não do título de eleitor. É muito amadorismo. TSE vá plantar batatinhas!
Era isso, vou terminando por aqui lembrando que VOTA QUEM QUER, obedece quem tem juízo....

Vou ali ver se eu to na esquina e já voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes