13 setembro 2010

Sacolas plásticas são um mal necessário?

Olá ecologicamente corretos Pimenteiros,
carregando sua ecobag sempre com você?

Eu não me considero uma eco-chata, mas tem coisas que são descaradamente prejudiciais e eu não entendo o porque das pessoas demonstrarem tanta resistência em mudar algumas atitudes.
Atitudes essas que não são tão antigas assim, até a década de 70 não existiam sacolinhas plásticas nos supermercados, sua mãe, tias e avós levavam suas próprias sacolas ou usavam sacos de papel, desses que você vê nos filmes americanos (a gente copia tanta merda, porque não copia algo de bom né?), mas enfim, ninguém morreu por levar suas compras em sacos de papel ou sua sacola às compras e olha que nem eram sacolas tão "moderninhas" e bonitas como as que temos agora.
Eu tenho algumas sacolas retornáveis, agradeço a Unilever que me presenteou com uma, o Clube A2A com outra, a Casa do Estudante com mais uma e ganhei uma tipo "chiquérrima" numa promoção da Revista Dia a Dia no Twitter. 

Sim, eu carrego pelo menos duas delas dentro da minha bolsa, SEMPRE!

São sacolas de tecido que você dobra e não ocupam quase nada de espaço, é tão fácil que não existe motivo algum pra alguém se recusar a fazê-lo.

Por fim, o meu real motivo de levantar essa bandeira é:

"EU NÃO QUERO SER RESPONSÁVEL PELA MORTE DESSES ANIMAIS".

Umas 10.000 baleias, focas, tartarugas e outros animais marinhos morrem por ingestão de sacolas plásticas todo ano no planeta, de acordo com a Ong PlanetArk

No período de um ano, são consumidas até 1 trilhão de sacolas plásticas no mundo. Só no Brasil, são 33 milhões por dia ou 12 bilhões por ano.

O plástico constitui 90% do lixo nos oceanos. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, cada milha quadrada de oceano tem o equivalente a 46 mil pedaços de plástico boiando.

O resto é com você, se achar que vale a pena, apenas crie o hábito de levar sua sacola. Nem dói.

Respondendo a minha pergunta título: NÃO! sacolas plásticas são absolutamente dispensáveis.

Eu e minhas ecobags estamos sempre aqui @GlauciaMantoan

5 comentários:

  1. Ah devo confessar que eu preciso das sacolinhas plasticas do super pra descartar o lixo doméstico. Podiam inventar fraldas descartáveis biodegradáveis... Tem sacola plastica biodegradável mas o negócio rasgava mais facil e os supermercados aboliram

    ResponderExcluir
  2. Precisa avisar os incautos empacotadores dos mercados, evito usar plásticos nas frutas e verduras, mas o carinha da balança insiste em usar os sacos (alega que é ordem da gerência), além de apresentar minha sacola de pano e o ecologicamente correto empacotador, coloca em sacolas plásticas para depois por na ecobag.

    Me segura senão chuto!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, genteM. A questão é essa: o que faremos com o lixo? Uso ecobags, mas daí tenho q comprar saco de lixo. Sabe porque? Se não estiver em sacos plásticos bem fechados, o lixeiro não leva.
    Bom, acho até romântico os cartuchos de papel, lembranças de infância. Pão tb vinha envolto no papel, jujubas no papel.
    Daí, vem as sacolas de plástico. A gente evita o máximo, mas tem q ter. Os alimentos a granel realmente devem ser acondicinados em embalagens fechadas, por causa dos falcatruas... Uma grande bosta.
    Eu quero voltar a ver no varejo cartuchos de papel, e hortifrutis somente com o selo do peso. Eu quero que voltem as latas de lixo. Até pra q possamos chamar os cãezinhos de vira-latas, e não mais de rasga-sacolas.
    Eu sou Pollyanna? Ás vezes. Eu só qro um mundo lindo e limpo pros nossos filhos. NEM Q SEJA NA PORRADA!
    Ah,eu já disse que eu sou fã da Gláucia? :)

    ResponderExcluir
  4. Pois é, infelizmente já perdemos, já degradamos, já destruimos, agora é só tentar minimizar o prejuízo, se não te vendem os tomates sem sacola tenha um pouquinho de paciência pra desatar o nó e use essa pra colocar o lixo da cozinha, a fralda do Enrico. Ainda não há no mercado sacolas biodegradáveis de verdade para lixo (e as chamadas oxibiodegradáveis também são prejudiciais pois são feitas de material poluente, apenas desmancham mais rápido).
    Ainda falta muito pra colocarem no mercado um tipo de material que atenda as necessidades "modernas" e não seja tão prejudicial pro ambiente.
    Sacolas plásticas estão entre as coisas que mais me entristecem.
    Obrigada pelos comentários, Ramirão, Ziegler e Rosana, envio beijokas em saquinhos de papel.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, não vejo outra forma de jogar o lixo fora. Não sentido não usar as sacolas e comprar sacos pra por o lixo.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes