23 setembro 2010

Preparem-se para a avalanche espírita no cinema!


Olá iluminados leitores do Pimentas! Baixando o santo, ou muito filme por aí?

Depois de algumas novelas globais; e com a ajudinha de Chico Xavier - o filme, lançado esse ano; parece que abriram as portas do paraíso para o gênero espírita no cinema. Aliás, achei o filme bem superficial, por sinal...
Semana retrasada tivemos a estréia de Nosso Lar, baseado no livro de mesmo nome e de "autoria" do Chico Xavier, contando as experiências pós-morte do espírito de André Luiz. Filme mais caro da história do cinema nacional (10 milhões de dólares) e  recheado de efeitos especiais. Escutei algumas críticas desfavoráveis dizendo que o filme é arrastado e narrativo em excesso. Pois, Nosso Lar está seriamente cotado a desbancar Lula -o Filho do Brasil na cerimonia do Oscar 2011.
Também esta sendo rodado o Filme dos Espíritos, onde um homem, após perder a esposa, lê o Livro dos Espíritos transformando a sua vida. Contando com Luciana Gimenez no elenco que envelheceu 30 anos para "interpretar" Roseli - substituindo Regina Duarte cotada originalmente para o papel...

- Mick e Marcelão agora to igual vocês! Abafa o caso....

Também em vias de lançamento, temos As Mães de Chico Xavier onde três mulheres, vivendo momentos distintos de suas vidas, buscam conforto junto ao médium.

Chico Xavier psicografou 451 livros, ou seja, a temática promete mais continuações que a saga Rocky, Harry Potter e Sexta-feira 13 juntas... 
Mas uma pulga ficou atrás da minha orelha... Não seria oportunismo, lançar tudo isso depois que Chico Xavier não esta mais aqui para dizer se algo está ou não, de acordo com os ensinamentos da doutrina?


No Brasil, onde a vertente de católicos espíritas cresce vertiginosamente, não me surpreende se em breve subvertamos os ensinamentos em nome de alguém que já partiu, e tenhamos até quem sabe, um parque temático espírita, com direito a trem fantasma e tudo mais...

As coisas aqui no Brasil parece que funcionam assim...
Quando algo dá certo, acabam pecando pelo excesso.
Agora com licensa, que eu vou ali ver Ghost e me debulhar em lágrimas...

6 comentários:

  1. Fala Ramirão!

    Consegui um tempinho pra passar pela net!

    De início achei um pouco de oportunismo de lançarem os dois filmes no mesmo ano, mas essa temática tem tomado os meios de comunicação de forma um tanto lenta.

    Inicialmente, estava apenas em livros, depois a Globo começou a fazer novelas com essa temática em "A Viagem" e o assunto sumiu.

    Quanto a perda da essência da Doutrina, há uma entidade federal, a FEB (Federação Espírita Brasileira) que fiscaliza cada uma das publicações e produções com essa temática!

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Opa Cezão!! Saldades meu...

    Quer dizer que as entidades espiritas também possuem um Inmetro? Que coza...

    Valeu cara; brigadão, e tamo esperando o teu retorno.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho assim: Quando o Maurício Stycer escreveu no seu blog críticas ao filme a negada detonou com ele, inclusive pediram ao uol que ele fosse demitido, ai fico pensando pessoas que se julgam espiritualmente superiores não são capazes de suportar uma simples crítica? Sei que isso não se aplica a todos os espíritas. É só um toque.

    ResponderExcluir
  4. Apesar da "Viagem" da Rede Globo ter acontecido há algum tempo, o assunto mesmo nunca sumiu do seu editorial noveleiro. Praticamente TODAS as novelas mostram alguma relação com a doutrina espírita, ou azedam outras religiões e filosofias, como aconteceu com o "O Clone" e "Caminhos das Índias". A grande jogada dos marqueteiros espíritas é se assumirem cristãos, e ainda se considerarem uma ramificação do catolicismo. Como se fosse a versão "que todo mundo quer" do catolicismo. Moro num grande berço do espiritismo no Brasil, e posso garantir, por aqui, as vendas de produtos espíritas são sempre um sucesso! A peça de teatro "Nosso Lar" está em exibição há dez anos! Ramiro, belo post, mas ainda tenho uma questão. Se quem dita os livros são os espíritos, por que as editoras não isentam esse material de direitos autorais? Afinal, eles não vão receber mesmo. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Pithágoras, quantas pessoas tu deixa sem sono, hein?

    Seguinte, não é pq uma pessoa lê livros espíritas ou segue a doutrina que ela passa a ser uma pessoa perfeita. Esse tipo de ignorância tem em todas as religiões e não estaria o Espiritismo isento disso!

    Ramirão, não é bem um INMETRO, mas é pra que as coisas não fujam ao ensinamento, tanto que os livros da Zíbia nem são publicados pela FEB (os fãs da Zíbia vão querer o meu pescoço!!!)

    Acalmem-se que eu tb tõ doido pra voltar a escrever pra cá, perdi muitas pautas boas!!!


    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Fala Cesar, não disse que fica perfeito. Mas, sem comentários, vc não entendeu mesmo.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes