16 setembro 2010

O que faz um Senador?

Olá, povo apimentado de #GZuis, tudo bem?

Não sei nos outros estados, mas as eleições ao senado em SP estão bastante imprevisíveis e desanimadoras.

A ex-prefeita da capital Marta Suplicy (PT) que estava na liderança isolada, teve de dividir o pódio com o pagodeiro-comunista Netinho - sim, o Netinho! - que agora está também na liderança. Pelo menos as pesquisas dizem, se isso é o certo, não sei! O já senador jurássico Romeu Tuma (PTB) tenta se reeleger, mas tá difícil. E o pupilo do Serra e braço direito o Geraldo Alckmin, o Aloysio Nunes (PSDB) amarga o quarto lugar, mas está crescendo com chances de passar o Tuma em poucos dias.

O triste é ver que em SP boa parte mal sabe o que faz o Senador. Votam simplesmente pelo nome, ou pela indicação do presidente Lula. E você, sabe o que faz um senador? Não? Então vamos lá, classe:

Diferentemente do deputado federal, que representa o cidadão, o Senador (sempre com S maiúsculo, tá?) representa o estado inteiro. Cada estado elege 3 Senadores, com um mandato de 8 anos. O trabalho do Senador é cuidar da Constituição, fiscalizar o trabalho do Presidente da República (?) e analisar os projetos votados pelos deputados na Câmara. No Brasil, só podem ser Senadores pessoas com mais de 35 anos de idade, eleitos diretamente pelo povo, sem segundo turno.

Deu pra entender? Então faz favor de escolher direito, tá? Se votar em qualquer um simplesmente pelo nome ou pela fama na TV o azar é seu. Aliás, nosso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes