14 setembro 2010

Liberdade de Expressão Sem Noção

Olá pimentos e pimentas 

Pois é, de acordo com o que aprendi na escola, que leio sempre na imprensa mundial e que meus amigos sempre me falam, é que a tal liberdade de expressão é um direito constitucional garantido, assim como o direito à liberdade de culto, o direito à educação, ao trabalho, ao lazer e à cultura.  Mas ao deparar-me com certas manifestações de liberdade de expressão,  penso, logo resisto. 



A criatura que você vê nesta matéria do G1 fumando a Bíblia e o Alcorão, é professor de direito, ou seja, deve conhecer como ninguém a constituição do seu país, ou pelo menos, um pouco mais do que a imensa população de cangurús que lá habita. Ele tem todo o direito de ser ateu, agnóstico, e manifestar sua opinião através de vídeos, blogs e outras mídias. Ele pode sair pelado e escrever na sua bunda que Deus não existe, pois estaria manifestando sua opinião de maneira política, global, e sem ofender à nenhuma agremiação. No entanto, quando se direciona a crítica e há a intenção clara de expor a idéia e convicção dos outros ao ridículo, como propôs o pseudo religioso Terry Jones, a ação não se caracteriza como liberdade de expressão, e sim como ofensa discriminatória e incentivo à perseguição, e se formos mais a fundo nisso, vamos achar neste simples ato uma série de contravenções que podem gerar um belo processo a esse cidadão, que é um formador de opinião, letrado e deveria ser um exemplo da prática democrática. 

O mundo passou anos lutando contra censuras e ditaduras. E como resultado, ganhou um pouco mais de liberdade e revelou que, nosso meio, estão alguns acéfalos que podem colocar tudo a perder a qualquer momento.  A Liberdade Sem Noção, ainda vai dar muito trabalho à Liberdade de Expressão. Anota aí. 

clique para ampliar



Vou ali ver se encontro um idiota destes, e no calor do momento, decido o que faço. Afinal, sou livre para isso, né?


se tiverem coragem estou por aqui : @allanlpereira

abraços


3 comentários:

  1. Bonito Allan, por causa desse post eu tive que ler um sermão sobre minhas atitudes "desrespeitosas" com coisas santas, kkkkkkkkkkkkkk.
    Eu sou uma idiotas dessas, ai, no calor do momento, pensa ai, me diz o que vai fazer , heim, heim???
    Cara, é só papel, o Terry Maluco não queimou por questões políticas e só.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Também acho que não foi por desrespeito que ele queimou, não.
    Não vi o vídeo, mas me parece mais uma tentativa de mostrar como os dois lados estão errados. É o que eu faria...
    E outra, o que ele queimou foi apenas papel. Só porque coisa têm valor de sagrado, não quer dizer que sejam mais do que papel e tinta.

    ResponderExcluir
  3. Grande Gláucia! Por favor, não se subestime, você não é idiota, e é muito melhor do que loucos piromaníacos. E eu estou falando justamente de política! Não é ela que norteia os princípios seculares? As religiões possuem sim, noção de sagrado, e esta noção é simbolizada e venerada de muitas maneiras, como através de livros, animais, plantas e tantas outras formas físicas. Cabe justamente à política evitar que a falta de discernimento, que também impera entre religiosos (nunca neguei isso) gere conflitos, morte e até prejuízos financeiros (sim, confusões sem sentido geram imensos prejuízos à sociedade). De qualquer forma, a atitude do cidadão foi bem confortável, queria ver se ele "fumava" uma vaca em Bombahin. (pronto, já pensei e já fiz)

    Rafael, a Igreja da Idade Média queimou muitos livros por considerá-los heréticos. Também era papel e tinta. Isso foi correto?

    Agradeço a interação e o debate, se houvesse só um lado, não teria graça.

    ósculos santos.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes