12 agosto 2010

Vão começar as campanhas de mendicância televisiva



Olá solidários leitores do Pimentas no Reino! Tudo bom?

Pois preparem suas carteiras, vai começar mais um Criança Esperança!

É o 25º ano da campanha pelos direitos da infância e juventude brasileira que a Rede Globo de televisão monta em parceria com a UNESCO (órgão das Nações Unidas para a Educação, ciência e cultura) para manter nessa edição 64 projetos sociais, beneficiando diretamente, 33 mil jovens conforme diz o próprio site do evento aqui. A festança será na noite do dia 14 de agosto, e deve contar com aquela velha fórmula de sempre, Renato Aragão apresentando uma penca de cantores do momento, dublando seus sucessos, e nos intervalos apelando para a emoção alheia, com cenas de abandono infantil comoventes aos nossos bolsos...
E mais uma vez, pipoca na rede aquele email de que o projeto serve como lavagem de dinheiro, pois reverte a doação em IR restituido como doação da Rede Globo, enfim uma barbaridade conspiratória (que nós tanto amamos).
O fato é, que no CNPJ os boletos de doação vão para a UNESCO ou seja, a denúncia não procede. Agora, o que eu não posso negar é que os projetos contemplados no Criança Esperança me dão um certo desconforto. Bahia, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro. De vez em quando Minas Gerais, Porto Alegre, Paraná... Em vinte e cinco anos, esse é o mapa da "Caranava Esperança":

Notaram que alguns Estados jamais foram contemplados com um mísero projeto?

À propósito, você conhece algum projeto, ou alguma das 4 milhões de crianças que já foram beneficiadas com a campanha nesses 25 anos? Pois como tem mais gente se questionando sobre isso, a rede globo esta num processo de resgate dos projetos, visitando as pessoas beneficiadas, como vocês perceberam durante os intervalos comerciais. Quem também tiver um testemunho, sinta-se à vontade para comentar aqui...

Bom, o SBT do eterno patrão Silvio Santos também faz todo ano sua campanha assistencial voltada para ajudar a AACD que visa atender as pessoas portadoras de necessidades especiais desde 1998. Já arrecadou doações para construir e manter uma penca de hospitais sendo estes, 5 só no Estado de São Paulo enquanto alguns outros do país permanecem ignorados... A Rede Record, outra das grandes emissoras de tv, não tem uma campanha específica de assistência social, mas tem as igrejas universais que não vou entrar no mérito aqui, de que ajudam ou não os seus fiéis...


Enfim... Além de sustentarmos a deficitária e engessada máquina estatal, aguentar flanelinha, filhos adolescentes querendo comprar calça colorida, as ciganas, os spams, as esposas... O lance da mendicância televisiva é mais um item achacatório nesse imenso ról de pedintes aos quais nos defrontamos durante a vida toda... É muito melodrama, a programação televisiva consegue piorar em escala vertiginosa, mas todo mundo concorda que a causa é nobre. É nobre, mas mesmo assim discriminatória com alguns estados da união.
Mas não vamos esquecer aqui do grupo Bandeirantes. O grupo Bandeirantes não contribui em nada para as nossas urgentes causas sociais... Bem que poderiam adotar os idosos do nosso país, tão esquecidos, largados, tão judiados e vilipendiados com essas aposentadorias pífias, com os maus tratos familiares, com o campo de concentração chamado SUS... Bem que o "Seu Saad" poderia aproveitar o bom momento da emissora e dar uma mãozinha pros nossos velinhos não é mesmo?

Ó, já eu aqui mendigando assistencialismo...

Deve ser contagioso.

3 comentários:

  1. Eu, pessoalmente, ainda não conheci NENHUM projeto social ou entidade assistencial que tenha recebido qualquer doação do Criança Esperança, os depoimentos que a Globo me enfia goela abaixo não me convencem, assim como não conheço NINGUÉM que tenha conhecido qualquer entidade que recebeu alguma doação.
    Sobre o SBT e a AACD, pelo menos sei que os novos centros de assistência passam a existir como divulgado.
    Sobre o instituto ressoar eu não faço questão de saber, pode chamar de preconceito, tô nem!
    No mais acho essa programação de mendicância um saco, mas parece que o povo gosta né?
    Muito pertinente o post Ramiro.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Na boa, nada tenho contra a campanha e seu escopo social. Quanto a ajudar, fica a critério da "qualificada" audiência da Vênus Platinada (velha essa hein), mas como seres humanos, pensem comigo, não é uma questão de preguiça nacional? Quer ajudar o próximo? Levanta a bunda gorda e vai ali na casa de apoio da sua cidade, ou orfanato ou o que quer que seja. É muito cômodo ajudar a Rede Globo a manter sua imagem de boazinha ou da Unicef. Não sou nenhum exemplo de solidariedade, mas penso que o melhor seja realmente isso. Assim, quando se decide ajudar alguém ou alguma entidade, vê-se logo o resultado.

    ResponderExcluir
  3. eu mesmo nunca doei nada pra nenhum tipo de instituição:P
    pq ninguém sabe se vai pra la ou naum!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes