02 agosto 2010

Quem ensina os editores de sites de comportamento?

Boas Pimenteiros! 

A filosofia da comunicação moderna hoje me fez tomar um gole a mais daquela mistura de pimenta e ácido que eu coloco no meu café da manhã, e assim que eu vim para minha pequena pesquisa de pauta, deparei-me com o seguinte título no site IG: "Dá para escapar da síndrome de fim de Domingo?" De imediado fui assaltado por uma sensação horrível, até acreditei que eu possuo a tal doença, mas quando li o texto, percebi que o mal estar era consequência da editoria de comportamento achar que eu sou um completo tapado. Sim, o único motivo para que tais matérias, feitas por profissionais remunerados, sejam publicadas, é o de que acreditam que sou acéfalo. A qualquer momento invadem a nossa vida através dos meios de comunicação para nos "ensinar" sobre assuntos corriqueiros, como esse, que afirma que eu não gosto do final do meu Domingo, e que por isso eu tenho uma síndrome. 


Decidi que vou sobreviver a esse artigo, e mudei de site, buscando alguma notícia local e fui para a já consagrada página da RPC, Gazeta do Povo, enfim, a Globo daqui. Pipocou na minha frente a foto do Lula e da Dilma no comício de sábado, me refiz do susto e vi uma manchete apocalíptica: "Eles adoram casar". Nem li o texto, naquele milésimo de segundo passou na minha mente o filme de uma operadora de telemarketing, pesquisadora,  ligando para a casa das pessoas e rolando o seguinte diálogo:

- Olá, estou realizando uma pesquisa comportamental para um jornal local, o senhor poderia "estar respondendo" se gosta de Casar? 
- Claro! Nossa eu adoro casar!
- E o senhor casa com frequência? 
- Sim! Essa semana mesmo casei duas vezes.  E já estou preparando a terceira!
- Interessante! E além de casar com frequência, o senhor recomenda para seus amigos? 
- Sim! Recomendo e indico empresas especializadas também. Como tenho bastante experiência, eles sempre acabam recorrendo a mim na hora de casar. 
-Ok, muito obrigado pela colaboração!
- Disponha, a propósito, não quer casar hoje? Tenho um amigo que não casou essa semana...



Quando esse pensamento sombrio passou, decidi largar essa pimenta para vocês! E aí, quem ensina as pessoas que estão constantemente nos ensinando coisas importantíssimas?  
Eu acredito em herança, promessa, ou apadrinhamento mesmo. 

Desculpa aí, vou nessa. O Domingo está acabando e não estou nada bem...

2 comentários:

  1. Amigo, é bem por essas coisas que estou repensando sériamente no que cursa no final do ano. De que adianta faculdades diplomas, se os sites mais acessados são escritos por semi-analfabetos?

    Há um tumblr chamado Porra G1, só com as manchetes mais estranhas e fora de contexto que o site publica diariamente. Eu mesma já dei prints e pensei em enviar para o tumblr. E não é só no G1, o popular R7 consegue ser até pior, com erros de português que meu sobrinho de doze anos corrigiria.

    Acessem e chorem: esse é o "atual jornalismo" do Brasil: http://porrag1.tumblr.com/

    ResponderExcluir
  2. OMG!! Ainda bem que eu não vi esse site antes, senão estaria "bem pior" srsr

    Valeu pela participação apimentada Drikaaa!!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes