30 agosto 2010

O livro mais influente do mundo não é a Bíblia!

Oi povo do Pimentas, beleza? Já aviso logo que tem palavrão neste post.

Quando vi isso retuitado pelo Artur Xexeo eu disse: "que merda", e a @DarkLadyEternal respondeu com um "não ofende a merda, porra". É mais ou menos isso.
@axexeu RT @paulocoelho Mais um presente aniversário. Pesquisa me elege escritor mais 
influente DO MUNDO http://bit.ly/ddzPMF

Cara, eu sou viciada em leitura desde que aprendi a ler.
Aliás, já cheguei na escola sabendo ler, era um inferno pra professora...
Comecei com Monteiro Lobato, depois fui pros quadrinhos da Mônica - eu tinha que disputar com o meu pai, mas acabava ganhando colo e líamos ao mesmo tempo.
Fui crescendo e aprendendo a curtir outras coisas, tipo Stephen King, Jorge Amado (de quem enjoei no terceiro livro), Moacyr Scliar, Veríssimo e histórias tipo as do Amyr Klink. Aí conheci Paulo Coelho.
Não é o Sílvio de Abreu, é o Paulo Coelho
Li Brida e não gostei, achei um desserviço à bruxaria. Tá, tem até um lado interessante, mas na real achei mal escrito. Depois encarei O Alquimista, achei pior. Aí comecei a ficar incomodada... Pô, o cara é lido e relido no mundo todo, a obra dele é traduzida até pro esperanto, e só eu não gosto? Não me surpreenderia se isso fosse verdade.
Comecei a ler "O diário de um mago" e larguei de mão. Chato e mal escrito, de novo. Achei que era implicância minha e não dei mais bola pra obra. Aí conheci a Paola (@DarkLadyEternal ) que também não gostou, conheci a *Ju* que achava uma merda, conheci a @toniatoti que também leu 3 dos livros dele pra ter certeza de que não gostava. Ó, não me sinto mais tão só no mundo! Pra não dizer que é coisa de menina, o @indioveio falou sobre o Diário de um mago: "achei uma bosta. Autoajuda com cosplay de Harry Potter."

Aí me veio esse RT do Arthur Xexéo. O que dizer? Então tive uma epifania: a culpa é dos tradutores. Explico: tradutores cagam ou salvam livros. Já leu Anne Rice? Ela escreveu Entrevista com o Vampiro e toda a série Crônicas Vampirescas. Clarice Lispector (ave, musa!) traduziu Entrevista, é uma obra prima, uma delícia. Já os outros são cansativos, chatos, Rainha dos Condenados chega a ser pior que o filme.
A série Crepúsculo é outro bom exemplo. A história foi escrita para adolescentes, e me disse uma amiga gringa que o original é bem escrito e tal. Eu li a série em português, achei bonitinho, mas é mal escrito demais! Cheio de cacofonias, redundâncias, erros de concordância e por aí vai. Entendeu? Paulo Coelho criou fama e passou a ter seus livros traduzidos por escritores, isso faz muuuita diferença.
Ah, deixa isso pra lá, ó só a lista:

1 - Paulo Coelho
2 - Stephen King
3 - Salman Rushdie
4 - Malcolm Gladwell
5 - Doris Lessing
6 - Barack Obama
7 - J K Rowling
8 - Ralph Ellison
9 - George Orwell
10 - Margaret Mitchell

O "listador" esqueceu de citar os escritores do Alcorão, da Bíblia, bula de anticoncepcional e das 17 regras do futebol, esses sim é que influenciam o mundo!

Vou ali terminar a diagramação do meu livro, té mais!

Um comentário:

  1. Eu li alguns livros do Paulo Coelho, também pra ter certeza de que não estava me deixando levar pela "má fama" que o cara tem entre os "leitores undergrounds".

    Li As Valquirias (larguei de mão quando eles se perdem no deserto, muito drama), O Diário de um Mago (afff por quê esse homem não se mata etc) e desisti pra valer no Onze Minutos (porra de historinha manjada).

    Ele é sim, um lixo.
    E eu amo incondicionalmente Stephen King.
    Nossa, acho que eu morro quando ele lançar a 'continuação' do Iluminado :D

    Abraços, amigos!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes